domingo, novembro 18

Alagoinhas recebe Prêmio Brasil Sorridente

Prêmio Brasil Sorridente
Prêmio Brasil Sorridente

Alagoinhas conquistou o 3º lugar no Prêmio Brasil Sorridente, realizado pelo Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) com o intuito de destacar as ações de promoção da saúde bucal no Estado através do reconhecimento dos municípios que desenvolveram ações e prestaram assistência odontológica à população. A premiação é dividida em duas categorias: para municípios até 50 mil habitantes e para cidades a partir de 51 mil habitantes.
“Ficamos muito felizes com a conquista desse prêmio. Alagoinhas ficou à frente de municípios com orçamentos bem maiores que o nosso, o que evidencia que estamos no caminho certo. Priorizar uma gestão de qualidade, respeitando o dinheiro público e valorizando os nossos servidores”, destacou o Secretário Municipal de Saúde Rodrigo Matos.
Entre os critérios avaliados durante a competição estão o financiamento em saúde, a assistência odontológica básica e especializada, a promoção da saúde bucal, a desprecarização dos serviços, o desenvolvimento de políticas públicas de educação permanente da equipe de saúde bucal, planos de gerenciamento de resíduos e média de procedimentos de escovação dentária supervisionada, entre outras modalidades contabilizadas.
Com os investimentos que a nova gestão tem realizado no município, Alagoinhas ficou atrás apenas de Salvador, a capital baiana, e de Santo Estevão, mas ultrapassou cidades com orçamentos maiores, como Camaçari, Paulo Afonso e Porto Seguro, ocupando a 3ª colocação.
Para a diretora de atenção à saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Iara Rúbia, que é cirurgiã-dentista, “o Prêmio destaca a qualidade da odontologia que é desenvolvida em Alagoinhas”. Além dela, estiveram no evento Daniela Barberino, Gilberto Pucca, então coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde no lançamento do Programa Brasil Sorridente, Matheus Dias, presidente da Comissão de Saúde Publica do CROBA, Clovis Prata, coordenador de Saúde Bucal, e Jaiany Costa, entre outros representantes da categoria.
A premiação coloca em destaque os profissionais que têm dedicado esforços à promoção de ações de saúde bucal no município, mas a Secretaria Municipal destaca que é só o começo: novas metas já estão sendo pensadas e organizadas para o próximo ano. Secom – PMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *