quinta-feira, novembro 15

Confira o 1º dia da Virada Cultural de Alagoinhas

Um palco de frente para as Janelas Cantantes. Foi assim, no estacionamento da Prefeitura, com vista para as janelas luminosas que neste sábado permaneceram fechadas – os corais voltam a se apresentar na segunda-feira – que teve início a 1ª Virada Cultural de Alagoinhas.
A programação começou com Nágila Ramos, que cantou ainda no final da tarde e reuniu os primeiros grupos de pessoas. Quem aproveitou o embalo foi o forrozeiro Zé Ribeiro e Banda, que intensificou o agito e colocou a turma para cantar. A dança veio em seguida, com o Grupo Menina Flor, que deu um show de ousadia, ritmo, elasticidade e criatividade. Vieram ainda Kara Karamba (Axé Music), Acarajazz e Abarablues, Organoclorados (Rock), Júlio César (Forró), Eva Karize (Reggae), Banda Um Bom Partido (Samba Partido Alto) e Carlinhos Zambê, que fechou a agenda do primeiro dia com Reggae.
O cidadão que aproveitou do início ao fim teve uma grade eclética de possibilidades para se divertir na noite alagoinhense. Centenas de pessoas prestigiaram os artistas da região, valorizando a produção local e incentivando a promoção de ações culturais.
O evento foi idealizado pela vice-prefeita Iraci Gama, que estampava na cara o tom da felicidade. Não à toa: pela primeira vez, Alagoinhas recebe uma programação com mais de 24h de atividades de valorização da cultura.
Este domingo (17), a Virada começa com Zumba e, em seguida, a partir das 9h, estão previstas atividades lúdicas e educativas nas áreas interna e externa do Mercado do Artesão. Nos estandes da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA) vai oferecer atendimentos gratuitos de designer de sobrancelhas, automaquiagem e corte de cabelo, e a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) prestará serviços médicos gratuitos à população.
Os shows recomeçam às 15h, com os Tambores Abençoados dos meninos do Barreiro e as atrações mais aguardadas sobem ao palco às 18h. De modo inédito no município, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) traz para Alagoinhas Virgínia Rodrigues e as Ganhadeiras de Itapuã. Elas tocam logo após as apresentações do samba de roda das comunidades rurais e quilombolas: na mistura entre nomes consagrados da música e artistas locais, a marca que a gestão municipal deixa, nas festividades natalinas de 2018, é também de valorização da cultura local, de recuperação da memória e, como pontuou a professora Iraci Gama, de reflexão. “A gente pensou em uma festa natalina em que tudo isso acontecesse, mas que a gente pudesse ter um momento de reflexão, um momento de bem-estar, um momento de troca”, enfatizou. As trocas culturais de hoje seguem até o meio da noite e, a partir de amanhã, as janelas iluminadas do prédio municipal voltam a emanar cantorias.
O cronograma completo desse domingo (17) já está disponível.
Confira a grade:
Domingo (17/12):
8h – Zumba
9h – Parte Interna do Mercado do Artesão
Brincadeiras e atividades para crianças de 8 a 12 anos com monitores da UNEB
Parte Externa do Mercado do Artesão
Brincadeiras e contação de histórias para crianças pequenas (menores de 8 anos)
11h – “Os Turunas” (Marchas de Carnaval com pintura no rosto e dinâmicas para as crianças)
15h – Tambores Abençoados (Barreiro)
15h40 – Afrojovem (Cangula)
16h40 – Encontro das Comunidades Tradicionais (samba de roda das comunidades quilombola e das zonas rurais)
18h – Ganhadeiras de Itapuã e Virgínia Rodrigues
20h – Encontro com a Diversidade (DJ George)
Local: Prefeitura Municipal

Fotos: Ana Maria Simono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *