sexta-feira, novembro 16

Prefeito e gestores da Estácio assinam contrato para a implantação da Faculdade de Medicina em Alagoinhas

O prefeito Joaquim Neto, o Secretário Municipal de Saúde Rodrigo Matos e o coordenador nacional dos cursos de Medicina da Estácio, Silvio Pessanha Neto, assinaram o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAP), que deve viabilizar a reordenação da oferta de cursos de graduação da área da Saúde, com garantia de estrutura de serviços de Saúde em condições de oferecer campo de prática para a integração ensino-serviço nas Redes de Atenção à Saúde.
O contrato assinado prevê, entre outras ações, um plano de contrapartida financeira correspondente a 10% do montante anual da Faculdade de Medicina Estácio, que deve ser revertido em benefícios para a população – 5% do valor será obrigatoriamente destinado a bolsas de residência médica.

“A assinatura consolida o processo final da implantação do curso de Medicina em Alagoinhas e traz também a possibilidade de contrapartidas para o município, ou seja, além dos benefícios diretos de ter a Faculdade de Medicina em Alagoinhas, teremos contrapartidas financeiras, para pagamento de bolsas, inclusive, e isso vai fazer com que a quantidade e a qualidade de médicos na região seja ampliada, porque residência é uma especialização médica consagrada que faz com que a qualificação da mão de obra média seja muito maior. Então estou muito satisfeito, muito feliz e acho que Alagoinhas avança mais uma vez para se tornar um polo médico, um polo de saúde”, enfatizou o Secretário.
Para o coordenador nacional dos cursos de Medicina da Estácio, Silvio Pessanha Neto, o COAP “disciplina os compromissos de cada parte em benefício da comunidade”.
Com a assinatura do documento, que alinha os interesses da Faculdade aos interesses da Secretaria e da população, o processo de implantação da Faculdade está a um passo de se tornar efetivo. O processo depende agora da avaliação do MEC para a publicação da Portaria e para o lançamento do edital.
A Estácio de Medicina conta com salas modernas, laboratórios equipados, simuladores e uma diversidade de modelos anatômicos, e os gestores da Faculdade informaram que os critérios para a seleção de alunos deve ser a nota do ENEM.
Serão oferecidas, no total, 65 vagas, sendo 2 bolsas integrais para alunos que se encaixem nas disposições de renda do PROUNI e sejam moradores nascidos em Alagoinhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *