domingo, novembro 18

Com Equipe Técnica, Geraldo Melo revolucionou a comunicação institucional de Alagoinhas

Geraldo Melo revolucionou a comunicação institucional em Alagoinhas
Geraldo Melo revolucionou a comunicação institucional em Alagoinhas

Em apenas cinco meses à frente da Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Alagoinhas, o gestor da pasta, Geraldo Melo, mostrou-se ótimo maestro. Sua primeira ação como secretário de comunicação foi montar uma equipe técnica; ponto positivo. O que tem rendido bons frutos à SECOM.
Apesar de uma equipe bastante reduzida, o trabalho tem sido maior que o quantitativo de profissionais, que com tantos boletins diários, entrevistas para veículos de comunicação e grandes coberturas jornalísticas, faz parecer um time de futebol em campo, quando na verdade são duas jornalistas, um fotógrafo, um motorista e o diretor de jornalismo, Paulo Maneira.
“Certamente este é um dos maiores desafios que já enfrentei. Uma secretaria extremamente importante para o governo, que opera com o mínimo de recursos e o máximo de trabalho e vontade de fazer acontecer. Eu me orgulho muito do time que montamos e das coisas que estamos fazendo. Implementamos um novo jeito de fazer comunicação na cidade, nossa marca é o trabalho duro, transparência, respeito com o povo, dignidade e jornalismo de verdade”, pontua o secretário Geraldo Melo.
A chegada da equipe desenhou uma nova forma de se comunicar com a população, adotando novo estilo, deixando de lado o texto release (tipo de texto informativo enviado para imprensa) e apostando num formato mais jornalístico, pronto para circular nos sites, rádios e blogs da região. Coberturas em audiovisual imprimiram um formato mais dinâmico e atual para a transmissão da informação com conteúdo multimídia no portal oficial da prefeitura. Mais uma inovação importante foi a criação do Flickr, plataforma onde são armazenadas as fotos oficiais das coberturas de pautas.
“Nós estamos perseguindo possibilidades inovadoras para modernizar a comunicação na cidade, estas ferramentas que aos poucos estamos inserindo são apenas o começo do que pretendemos fazer. Em 2018 teremos produtos próprios para oferecer ainda mais conteúdo à população, o que só aumenta o índice de transparência da gestão Joaquim Neto e eleva o nível de profissionalismo da comunicação institucional no município”, revela Gerado Melo.
O aumento de produtividade atrelado à qualidade jornalística atraiu olhares para a secretaria. Desde a chegada da nova equipe, que recentemente sofreu nova reformulação com redução de quadro já foram mais de 800 matérias produzidas na gestão de Geraldo Melo, além das coberturas multimídia, não contabilizadas nesta matéria.
A SECOM fecha o ano com saldo positivo na publicidade também, foram diversas campanhas veiculadas em sites, jornais, rádios, carros de som e televisão em apenas 4 meses trabalhando com a agência SLA. Só neste período foi elaborada uma grande campanha das realizações do governo Joaquim Neto nos 6 meses de gestão,e para finalizar o ano será lançada mais uma grande campanha.
Nas redes sociais é nítido o crescimento de popularidade. A Prefeitura de Alagoinhas saltou de míseros 1.764 mil curtidores de sua página oficial para 6.846 mil, ganhando 5.082 mil novos fãs no período de 124 dias. A produção da equipe de redes sociais também segue o fluxo acelerado da redação, com 170 publicações, destas 35 foram relacionadas a campanhas. Com esta repaginada nas redes sociais da PMA renderam alcance de 5 milhões de usuários, 35.936 reações nos posts, 4.464 mil comentários e 3.596 compartilhamento dos conteúdos.
O alto número de interação e engajamento mostra como a linha editorial adotada tem dado resultado e despertado o interesse do público, acompanhando a qualidade da redação da SECOM. Com 2018 chegando vamos acompanhar as novas tacadas da gestão Geraldo Melo e quais serão os próximos passos da comunicação da prefeitura em Alagoinhas.
 
Vanderley Soares
Jornal e Portal Gazeta dos Municípios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *