terça-feira, novembro 13

SAAE 53 anos: O sorridente e realizado auxiliar de manutenção

Na próxima sexta-feira (3), o SAAE comemora seu 53º aniversário. Em homenagem a essa data tão especial, nós iremos publicar os perfis de cinco servidores ao longo desta semana, revelando “A Felicidade de Ser SAAE” de cada um deles.

O sorriso largo de Adson dos Santos Silva revela a felicidade de há nove anos ter voltado para Alagoinhas, novamente para perto da família, graças à oportunidade de trabalhar no Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Aprovado no concurso de 2007, tem na ponta da língua a data em que assinou seu termo de posse: “Dezoito de maio de 2009”, responde sem pestanejar.

Pelos quatro cantos da Estação Sobocó, os pés metidos em botas de borracha dão passos seguros, de quem sabe onde pisa, de quem se sente em casa. Na área de um dos poços ou na oficina, o auxiliar de manutenção contempla o lugar com indisfarçável familiaridade e apreço. Consertando ou instalando uma bomba, as mãos protegidas pelas luvas manuseiam o equipamento com o cuidado de quem se debruça sobre uma joia.

Desde que cruzou os portões azuis do SAAE pela primeira vez, aos vinte e sete anos, Adson se encantou. Receber a informação que uma comunidade está com problema de abastecimento e contribuir para a solução lhe dá a sensação de realização – todas as vezes. Ao tomar a decisão de deixar o emprego em uma multinacional em Camaçari, Adson estava ciente de estar fazendo a coisa certa. Não houve hesitação, não pensou duas vezes. Hoje, continua firme em sua posição: a certeza só aumentou. Foi no SAAE – e graças ao SAAE – que conquistou muitas coisas, faz questão de ressaltar. Por exemplo: entrou com o nível médio; atualmente, já tem formação técnica em eletromecânica.

O conhecimento adquirido ele coloca em prática no seu dia a dia, a fim de “retribuir ao SAAE”. E daí vem o desejo de aprender cada vez mais. A responsabilidade é grande, jamais perde isso de vista. Afinal, direta ou indiretamente, seu trabalho mexe com vidas – a saúde e o bem-estar das pessoas. Concluir um trabalho com êxito não tem preço. Por isso, no setor de manutenção, não se vê em outra função. Sente-se feliz trabalhando com colegas que lhe serviram e lhe servem, diariamente, de inspiração.

“É como a gente diz: é como um corpo, sabe? Cada membro tem sua função indispensável. Se a Direção é o cérebro, os leituristas os olhos e a equipe de Redes as artérias, a Manutenção é o coração do SAAE, que bombeia o líquido precioso, para que o corpo inteiro funcione”.

Atual presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Adson se diz grato pela oportunidade de ajudar em tudo que for possível para o crescimento autárquico, para que os pilares do equilíbrio sejam mantidos de pé. “O SAAE é grande e ainda vai crescer muito”, diz com a convicção de quem não pretende ir a nenhum outro lugar.

ASCOM – Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Alagoinhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *