quarta-feira, novembro 21

800 toneladas distribuídas: pelo 2º ano consecutivo, Prefeitura realiza a maior entrega de adubo orgânico às comunidades da zona rural de Alagoinhas

Depois de passar pelas localidades do Encantado, do Quizambu, de Sauípe, Novo Paraíso, Conceição I, Conceição de cima, Rio Branco, Riacho da Guia (Baixão), comunidade do Borges, Espuma, Calu, Tombador e Papagaio I, a Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), segue fazendo a distribuição de adubo orgânico às comunidades rurais.

No total, serão 800 toneladas distribuídas pela gestão, fechando o segundo ano consecutivo com a maior entrega de adubo orgânico realizada na zona rural de Alagoinhas.

De acordo com o secretário da pasta, Geraldo Almeida, a iniciativa busca incentivar o pequeno produtor rural, visando à melhoria da estrutura física dos solos semi-arenosos para o fortalecimento da agricultura familiar. “Mesmo com orçamento limitado, estamos tentando prover os agricultores do que eles mais necessitam. Por isso, temos como foco a entrega de adubo, a entrega de sementes e a recuperação de estradas rurais para o escoamento da produção. É uma ação que as gestões anteriores nunca fizeram e que virou realidade no governo do prefeito Joaquim Neto. São, no total, 40 caminhões de adubo chegando à zona rural. Tem sido um desafio diário, mas seguimos trabalhando a todo o vapor para fortalecer esse segmento de desenvolvimento da região que é a agricultura familiar”, afirmou.

Segundo ele, a medida faz parte do programa “Fertilizar o Solo”, executado pelo poder público municipal através da SEMAG. De acordo com o secretário, as 800 toneladas de adubo do tipo “cama aviário” deverão beneficiar, ao final da distribuição, 43 associações de agricultores, contemplando mais de 1300 associados.

A Secretaria informou ainda que, além do adubo, deve iniciar, esta semana, a distribuição de 5 mil quilos de feijão de corda aos produtores rurais, em mais um recorde de desempenho da Administração Pública. “São sementes de alta qualidade trazidas do Mato Grosso e registradas no Ministério da Agricultura. A Prefeitura nunca fez isso. Estamos trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade de vida do trabalhador rural”, destacou Geraldo Almeida.

Para o prefeito Joaquim Neto, é mais uma ação que impulsiona o desenvolvimento do campo. “São dois caminhões de adubo que chegam à nossa zona rural todos os dias e agora também sementes de qualidade que serão distribuídas. Isso nunca aconteceu desta forma aqui em Alagoinhas, mas faz parte do nosso trabalho de valorizar a agricultura familiar, fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade”, pontuou.

A agricultura familiar é responsável hoje pela renda de 40% da população economicamente ativa do país e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo, se caracterizando como um forte pilar do desenvolvimento nas unidades da Federação.

Em Alagoinhas, a SEMAG comunicou que a quantidade distribuída de adubo e de feijão a cada associação será estipulada de acordo com o número de agricultores ativos na lavoura e considerando a importância da localidade na economia agrícola do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *