sexta-feira, novembro 16

Dia D de mobilização para a vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo: Prefeitura realiza ação em 3 pontos fixos neste sábado (18)

Como parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais, a Prefeitura de Alagoinhas estará, este ano, com equipes de saúde em 3 pontos fixos para o “Dia D”: além da unidades de saúde, no sábado (18), a vacinação poderá ser realizada em Alagoinhas Velha, no calçadão da Prefeitura ou no prédio da Vigilância em Saúde do município.

A campanha é voltada exclusivamente para crianças: devem ser vacinados todos os meninos e meninas maiores de um ano de idade e menores de 5 anos. O objetivo da campanha, que começou no dia 6 de agosto e segue até 31, ao final do mês, é manter elevada a cobertura contra poliomielite nos municípios e imunizar o público-alvo contra sarampo e rubéola.

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada. Isso significa que todas as crianças dentro da faixa etária estabelecida serão vacinadas, incluindo aquelas que já estão com o quadro de vacina completo – que devem receber um reforço da dose.

No Brasil, a previsão é de que 11 milhões de crianças sejam imunizadas. Os estados de Roraima e Amazonas passaram recentemente por um surto de sarampo que deixou em alerta as outras cidades e o país registrou, só este ano, mais de mil casos confirmados da doença.

É com intuito de eliminar a circulação do vírus e de garantir a imunização que as cidades têm mobilizado as equipes de saúde para assegurar a cobertura vacinal. “O Brasil registrou novos casos de sarampo em diversos estados. Não podemos deixar que a doença continue avançando. Por isso, os responsáveis pelas crianças entre 12 meses e menores de 5 anos devem aproveitar a campanha nacional e vacinar seus filhos”, enfatizou o secretário de saúde de Alagoinhas, Moacir Lira.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Claudine Ramos, destacou que a vacinação é a única forma eficiente de prevenção contra o sarampo e ressaltou que o “Dia D” é mais uma oportunidade para a população que ainda não foi aos postos se dirija aos pontos específicos e garanta a aplicação da dose nas crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *