quarta-feira, novembro 21

Com apoio da Prefeitura, time de futebol feminino de Alagoinhas disputa torneio em Inhambupe

Mesmo sem uma liga oficialmente formada na cidade, as meninas do futebol feminino de Alagoinhas têm se destacado em campeonatos de futebol amador e seguem na luta por incentivos à categoria no esporte.

No último domingo (9), 13 meninas se deslocaram, com apoio da Prefeitura Municipal, para Inhambupe, localizada a cerca de 45km de Alagoinhas, na busca pelo título do torneio promovido pela cidade vizinha.

Não é a primeira vez que o time aposta nas competições. “Fomos campeãs no último torneio do qual participamos, lá na cidade de Lustosa, há mais ou menos 15 dias. Fomos campeãs entre 10 times concorrentes e vamos sair hoje para trazer outro título”, explicou Arleide Alves, atleta e representante da comissão técnica.

O grupo, que tem hoje uma formação com meninas a partir de 13 anos, tem se organizado para agregar novas atletas, para aperfeiçoar habilidades e para atrair investimentos, já que o incentivo ao esporte, sobretudo à prática de mulheres dentro do futebol, ainda tem sido um desafio na maior parte das cidades brasileiras.

“Recentemente, buscamos apoio do pessoal da secretaria e eles chegaram junto. Fizemos um torneio aqui com representações de cidades circunvizinhas, então a gente procurou e teve resposta. A gente quer agora se organizar mais porque a gente quer que o futebol feminino não fique esquecido. Não podemos deixar acabar”, ressaltou Arleide Alves.

Em Alagoinhas, o poder público, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), tem procurado formas de apoiar o desenvolvimento da modalidade esportiva.

Pensando em valorizar as iniciativas de meninas que se dedicam à prática e favorecem, dia a dia, o avanço das disputas femininas em Alagoinhas, a Prefeitura contribuiu, em agosto, para a realização do 2° Campeonato de Futsal Feminino na cidade, mas o intuito é fazer ainda mais. “Sabemos que o apoio às meninas precisa ser maior e o que queremos é ver nosso time feminino conquistando muitas disputas e projetando nossas atletas, porque sabemos que temos destaques que precisam ser vistos e valorizados dentro da modalidade. Nossa postura, enquanto secretaria, é de buscar, de todas as formas possíveis, apoiar essas meninas para que elas continuem. É com foco na valorização dessas iniciativas e no incentivo a todas as modalidades esportivas que a SECET tem feito o trabalho”, afirmou o diretor de esportes do município, Luiz Ornellas, o “Barão”.

Para Arleide Alves, o apoio às disputas é fundamental. “É importante a gente participar para poder motivar, porque quando você treina bastante, você quer participar de competições. É fato que a gente pratica o esporte por gostar, por prazer, e também por questões de saúde, de estar bem com a vida, com o corpo. Outra coisa é você estar junto com outras pessoas, conhecendo outras pessoas, porque tem muitas meninas que jogam bola em outras cidades e assim surgem amizades, sem contar que você é visto também, então outras pessoas vêem e podem te chamar para competições. Acaba sendo uma comunidade”, destacou.

Para a disputa em Inhambupe, o time saiu de Alagoinhas às 7h deste domingo (9), e partiu para enfrentar outras 7 equipes da região.

A SECET disponibilizou o transporte e informou que novas ações para apoiar a prática já estão sendo planejadas pela secretaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *