terça-feira, dezembro 18

Estudantes pojucanos produzem filme sobre o acidente com o trem em 1983

A Prefeitura de Pojuca, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude – SECELJ participou da gravação de um filme: Meninos do Trem, curta metragem, que utilizou as câmeras dos celulares dos alunos do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães – CELEM, como suporte técnico para reconstruir a memoria coletiva juvenil acerca dos fatos e imagens do descarrilamento do trem em Pojuca, n ano de 1983.

 A produção é a culminância de uma parceria entre a SECELJ e o CELEM, através do Projeto Cine Passagem, que levou cinema e audiovisual, de Abril a Junho/2018, para as salas de aula das turmas de segundo ano do ensino médio da unidade de ensino.

As atividades fazem parte da disciplina de Linguagens Artísticas, ministradas pela professora Elízia Alcântara, que solicitou a parceria junto à SECELJ. Os alunos que participaram e realizaram a atividade foram: Luiz Felipe, Ruan Alexandre, Marcos Levy, Carlos Eduardo D.S e Moisés.

O projeto contou com exibições de curtas-metragens nacionais, discussões críticas acerca das obras e aulas de linguagem cinematográfica.  A Gerência Municipal de Juventude continuará a realizar o projeto que prevê atuação em outras escolas do município bem como exibições de cinema nos bairros pojucanos.

A obra é de autoria dos alunos, tendo contado com auxilio técnico de Izadora Chagas (cineasta e coordenadora da gerencia de politicas publicas de juventude da SECELJ), Luciano Novais (artista plástico e pesquisador sobre o acidente do trem) e Mariana Lima (professora de teatro da SECELJ e maquiadora).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *