terça-feira, novembro 13

Prefeitura de Alagoinhas anuncia obras de drenagem em seis novos pontos da cidade


Como parte das intervenções que vêm sendo executadas para solucionar os problemas de alagamento, a prefeitura anunciou um novo pacote de obras de drenagem em Alagoinhas. Com previsão de serem iniciadas já na próxima semana, as intervenções se concentrarão nas Ruas Paulo Afonso, Chico Mendes, 1º e 2º travessas Rio Branco, Parque Diesel e Travessa Nossa Senhora da Conceição.

De acordo com o secretário de infraestrutura, André Carvalho, a escolha dos novos pontos é resultado de mapeamento e diagnóstico realizados pela secretaria em cada uma das bacias da cidade e com base nos pontos críticos evidenciados nos últimos dias, quando o município foi afetado com chuvas acima do esperado. “Nas chuvas de agora ocorreram alagamentos em diversos trechos nestas regiões, a exemplo da que fica localizada atrás do SESC, onde mesmo com chuvas de menor intensidade, ocorrem empoçamentos.

Lá, nós vamos drenar as contribuições que vem da Ayrton Sena e do Jambreiro. No entanto, já pudemos ver o resultado das intervenções, serviços de alargamento de canais e reforços que temos feito desde o início da gestão em locais que tradicionalmente ficavam alagados, como Frei Leão e alguns trechos no centro da cidade”, explica o secretário de Infraestrutura, André Carvalho. “A partir das obras de drenagem, vamos viabilizar, também, a pavimentação das vias”, completa.

Macrodrenagem

Macrodrenagens são obras maiores, feitas nos rios e seus afluentes, dimensionadas para grandes vazões de escoamento. Elas ajudam a diminuir a erosão, o assoreamento e as inundações São intervenções em galerias, canalizações, perfilamento de rios, lagoas de contenção e detenção. Por muitas vezes de alta complexidade e custo elevado, desde o início da gestão, o poder executivo municipal vem trabalhando para a aprovação de projetos e garantia de recursos para intervenções que resolvam os problemas de forma definitiva.

Desde o dia 14 de outubro, a população já vivencia as alterações no tráfego na Dantas Bião para execução do Sistema de Macrodrenagem das Poligonais, obras que têm investimentos em torno de 11 milhões de reais relativos à contratos, pavimentações e aduelas de concreto.

Com prazo de execução de 12 meses, a macrodrenagem vai beneficiar, dentre outros trechos, as ruas Conselheiro Dantas, Paulo Afonso, Areia Branca, Parque da Jaqueira, Rua dos Artistas, Avenida Rio Branco e o Parque Regente.

A Lagoa da Cavada é outra localidade que sofre com situações recorrentes de alagamento e que aguarda licitação para início das obras de macrodrenagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *