quinta-feira, abril 25

Oficinas de verão agitam Centro de Cultura de Alagoinhas

Os moradores de Alagoinhas e região podem aproveitar o verão para ter contato com diversas modalidades artísticas. Durante a estação mais quente e colorida do ano, uma série de cursos e oficinas estão sendo oferecidas no Centro de Cultura de Alagoinhas.

Uma das opções para os amantes das Artes Cênicas é o curso de Teatro Arte e Descoberta, que segundo o seu idealizador, o professor e ator Wenderson Geovane “é um vetor de criação e desenvolvimento de alunos e alunas que desejam utilizar o teatro como forma de expressão”. O público alvo é a criança e o jovem iniciante. O objetivo é a construção de um caminho para plurificar o fazer artístico.  As aulas acontecem nos dias 07, 09, 12, 14, 16, 19, 21, 23 e 26 (terça-feira e quinta-feira – 8h e 14h; e sábado às 09h30. As inscrições podem ser feitas no local. As mensalidades custam 60 reais.

Os apaixonados pelas combinações de sons e ritmos podem participar da Oficina de Música do coletivo Petrolatividade: Ciclo de Ações Artístico Culturais. O coletivo Petrolatividade, criado em 2006 com o intuito de mobilizar os moradores do Jardim Petrolar, bairro periférico de Alagoinhas. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e em 2019 estão ofertando oficinas gratuitas de músicas. As aulas são abertas a toda a população da região e irão acontecer nos dias 10, 17 e 24/02, sempre às 8h, na Sala Auristela Sá. A classificação é livre. As informações sobre matrículas através do email:petrolatividade@gmail.com.

As aulas de Capoeira Angola Infantil, ministradas pelo Núcleo Capoeira AAfrica, são uma  excelente alternativa para os pequenos.  A modalidade é a mais antiga forma de jogar que existe hoje. É um conjunto de expressões que incluem luta, dança, ancestralidade, música, brincadeira e jogo. A Capoeira Angola é transmitida de Mestre a aprendiz, através das gerações, desenvolvendo sua prática nos treinos e nas rodas de capoeira. As aulas vão acontecer nos dias 07, 12, 14, 19, 21 e 26, sempre das 18h às 19h.  O público alvo é de 05 a 13 anos e as mensalidades custam 40 reais. Informações através do telefone (75) 9 9279-3530.

Já o Grupo de Capoeira “Lutamos Pela Liberdade” ministra as suas aulas na sala Antônio Mário, nos dias 09, 11, 16 e 18 – (terça-feira às 19h e domingo às 8h). A atividade é para todas as faixas etárias e mensalidade custa 25 reais.  Mais informações com o professor Jailson França através do telefone (75) 98122-4297.

#OcupeSeuEspaço – A campanha #OcupeSeuEspaço” chama atenção para uma vasta e diversa programação nos espaços culturais durante o mês de abril. O mote da campanha é inspirado no Programa de Dinamização de Espaços Culturais – Ocupe Seu Espaço, um conjunto de ações e projetos encabeçados pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC) / SecultBA, a fim de promover o uso democrático dos Centros de Cultura / Espaços Culturais, tanto do ponto de vista do público, como da ocupação da pauta.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *