segunda-feira, maio 20

Prefeito Joaquim Neto visita Unidade de Saúde da Família de Boa União e discute melhorias para o atendimento às comunidades

Foto: Roberto Fonseca

Depois de passar pelas unidades de saúde de Santa Terezinha, do Barreiro e de Riacho da Guia, em visita com a equipe técnica para discutir melhorias à população, o prefeito Joaquim Neto esteve, na manhã desta quarta-feira (20), em Boa União para entender as principais demandas apontadas pelos moradores na área da saúde.

“Boa União tem 19 comunidades e eu vim para saber quais são os principais problemas, as reivindicações da população, aqui no distrito, para dar os encaminhamentos necessários e trazer melhorias. Não é fazer milagre, porque ninguém soluciona tudo da noite para o dia, mas eu, que sou da área, sei da importância de ouvir de perto, de sentar com os profissionais da unidade para debater, discutir encaminhamentos, analisar efetivamente quais são as ações imediatas. Tenho dito que 2019 será o ano da saúde em Alagoinhas, com avanços significativos para o cidadão, e é assumindo esse compromisso que tenho me pautado diariamente. Vou visitar unidade por unidade”, afirmou Joaquim Neto.

Foto: Roberto Fonseca

Acompanhado pela coordenação da Atenção Básica, o prefeito ouviu, de profissionais da unidade de saúde, de representantes da comunidade e de lideranças locais, as principais manifestações apontadas e salientou que as readequações serão feitas com celeridade e prioridade máxima, para garantir um atendimento de qualidade à população.

Foram pontuadas, pela comunidade, questões referentes ao transporte, à entrega de medicamentos e à marcação de consultas que, segundo o gestor municipal, serão tratadas com caráter imediato pela Secretaria de Saúde.

Foto: Roberto Fonseca

A coordenação da Atenção Básica destacou que Boa União tem, como particularidade, 2 comunidades quilombolas, e ressaltou que é um compromisso da gestão assegurar que o acolhimento ao paciente chegue a todas as áreas.

A Secretaria de Saúde informou que está fazendo um estudo de caso para iniciar o atendimento in loco às localidades mais afastadas, com a retomada do projeto “Mais Saúde na Comunidade”, que deverá reduzir o deslocamento, com o médico chegando até o paciente.

A iniciativa, entretanto, bem como as discussões com a equipe técnica da unidade de saúde, não são pontuais.

Segundo o prefeito, a intenção é visitar todos os postos da zona urbana e da zona rural, dialogando diretamente com a população para tratar dos encaminhamentos necessários aos avanços em saúde.

Foto: Roberto Fonseca

“Tenho um compromisso ético com a população e é esse compromisso que vai nortear as práticas, servir como base para que consigamos garantir efetivamente a qualidade do atendimento médico às comunidades”, disse o prefeito.

Foto: Roberto Fonseca

Novas visitas já estão na agenda do gestor municipal.

“Prefeito vir aqui, conversar assim, abertamente, é raro, então eu gostaria de agradecer”, pontuou a agente comunitária Lusinalva Conrado, de Boa União.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a reunião, o diálogo com a comunidade e as visitas fazem parte da gestão participativa, democrática e transparente que Joaquim Neto busca nas as ações. “Não sou de ficar em gabinete. Quero estar cada vez mais perto das pessoas, entendendo quais são as principais necessidades da nossa população”, finalizou o prefeito.

Foto: Roberto Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *