terça-feira, agosto 20

Tácio Lobo deixa Secretaria Municipal de Educação com saldo positivo no campo pedagógico e estrutural nas unidades de ensino

No fim da manhã desta sexta-feira (5), Tácio Lobo anunciou sua saída da Secretaria Municipal de Educação. À frente da pasta durante seis meses o secretário fez um balanço sobre sua passagem na gestão, desde 2017, até assumir a educação do município de Alagoinhas, no final do ano passado. “Trouxe o modelo de gestão estratégica para o governo quando estive na Secretaria de Planejamento, construímos um plano e implementamos em 2018. Na educação desenvolvemos uma base e fortalecemos alicerces fundamentais para os avanços no campo pedagógico, portanto foi um trabalho elaborado, desenvolvido e entregue”, avaliou.

A decisão da renúncia, de acordo com o gestor já era maturada há algum tempo, logo após o nascimento da sua filha, “desde o ano passado eu já cogitava essa possibilidade da minha saída, mas então veio o convite para a SEDUC e eu sou amante da educação, apaixonado e pesquisador da área, vi a proposta como uma oportunidade de realização pessoal e profissional. O prefeito precisava de mim naquele momento, refleti e aceitei”, conta. Além do desejo pessoal de se dedicar à família, Lobo revela que durante conversa com Joaquim Neto falou sobre suas perspectivas profissionais e uma nova proposta no campo privado.

Durante o período que liderou a educação no município Tácio Lobo realizou intervenções nas estruturas de escolas como, Escola Municipal de Santa Terezinha, Escola Municipal Joana D’arc, Escola Municipal Rosário da Caridade, Escola Municipal Santa Luzia, Escola Municipal Hermes de Carvalho, algumas já concluídas e outras em andamento. Além da entrega de quatro novos ônibus do transporte escolar, kits da educação infantil e conclusão do pregão da alimentação escolar.

No campo pedagógico avanços importantes foram alcançados com as parcerias feitas entre Prefeitura e Fundação Lemann, implementando no município o projeto “Educar Pra Valer” e o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), projeto de formação continuada voltado para os docentes da rede. Mais uma conquista importante, destacada por pelo secretário é o investimento em educação inclusiva, com a contratação de profissionais de apoio para alunos com deficiência que foi aprovado e será iniciado em breve.

Encerrando sua passagem pela gestão, Tácio Lobo avalia como tranqüilo seu processo de transição, que acontece de maneira respeitosa. “Me sinto confortável para sair porque deixo a secretaria bem encaminhada e em ótimas mãos [Jean Afonso, sub-secretário assume a pasta], se as coisas estivessem fora de ordem eu não entregaria. Tive uma boa conversa com o prefeito, ele compreendeu meus motivos e anunciamos previamente minha saída justamente porque não temos pressa, antes vou ajustar o que for necessário”, revelou.

Jean Afonso, atualmente sub-secretário de educação assumirá a pasta a partir de 19/04, quando será oficializada a saída de Tácio Lobo. O nome que assume a educação no município foi sugerido pelo atual secretário e acatado pelo prefeito Joaquim Neto. “Ele é competente, já está em sintonia com a equipe e certamente dará continuidade ao trabalho com melhor fluidez. Nesse tempo que trabalhamos juntos eu vi a capacidade de Jean e acredito nele para assumir essa missão”, elogiou Lobo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *