segunda-feira, dezembro 9

Quase 72 toneladas de excesso de peso são flagradas em três veículos de carga na BR 101

Três caminhões carregados com blocos de granito foram flagrados pela PRF com 71.720 quilos de excesso de peso na manhã de terça-feira (09), no Km 880 da BR 101, trecho do município de Teixeira de Freitas, distante 827 quilômetros de Salvador.

A fiscalização iniciou com abordagem aos três caminhões simultaneamente. Um Volvo/FH540 estava com 28,21 toneladas de excesso. O segundo veículo, da marca MAN, modelo TGX , apresentou 26,31 toneladas a mais que o permitido, visto que a capacidade máxima do veículo é de 57 toneladas. Já o terceiro, um Volvo/FH540 transitava na rodovia com 17,20 toneladas de excesso.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz/Ba) foi acionada, visto que os condutores não apresentaram nota fiscal da mercadoria. O Ministério Público Federal também foi comunicado da ocorrência.

Além das multas, os motoristas assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometendo a comparecerem ao Juizado Especial Criminal, a fim de responderem por suas condutas previstas nas normativas legais.

Os veículos foram removidos ao pátio da PRF e só serão liberados mediante comprovação de pagamento da multa Sefaz, apresentação de documento fiscal e regularização do excesso de peso (transbordo).

O excesso de peso sobrecarrega os sistemas de suspensão e freios, oferecendo riscos ao motorista e aos usuários da rodovia, e ainda danifica o pavimento asfáltico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *