quinta-feira, dezembro 12

Faculdade Santíssimo Sacramento de Direito de Alagoinhas realiza Aula Magna de 2019

Na última quinta-feira (25), a Faculdade Santíssimo Sacramento realizou a Aula Magna de 2019 e recebeu como palestrante convidado o, Excelentíssimo Ministro do Superior Tribunal de Justiça Sr. Reynaldo Soares da Fonseca, que proferiu uma palestra sobre “Direito Fundamentais no Brasil : Em busca de concretização”.

O evento foi realizado no auditório do Hotel Àster e foi aberto para a comunidade acadêmica e ao público em geral.

O palestrante graduou-se bacharel em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1985, e na mesma universidade cursou especialização em direito constitucional. Cursou, também, especialização em direito penal e direito processual penal na Universidade de Brasília (UnB), e mestrado em direito público na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é doutorando em direito constitucional na Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP).

Iniciou a carreira jurídica como servidor do Tribunal de Justiça do Maranhão, de 1982 a 1985, e da Justiça Federal no Maranhão, de 1985 a 1986. Foi procurador do Estado do Maranhão de 1986 até 1992, quando foi aprovado nos concursos públicos para os cargos de procurador do Distrito Federal, para o qual foi nomeado, mas não tomou posse, e juiz de direito do Distrito Federal e Territórios, função que exerceu de 1992 até o ano seguinte, quando foi aprovado para o cargo de juiz federal da primeira região. Em 2009, foi promovido ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Em 2015, foi nomeado para o cargo de ministro do STJ, em vaga destinada a membro de Tribunal Regional Federal. A indicação foi aprovada pelo Senado Federal com 56 votos favoráveis e 3 contrários. Tomou posse no dia 26 de maio.
Em 2017, foi um dos cotados para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal.

A palestra contou com a presença dos acadêmicos do curso de direito, Edcarlos Rebouças( Assessor parlamentar do senador Ângelo Coronel), César Cintra Jatahy Fonseca(Juiz Federal da Bahia), Iracy Gama(Vice Prefeita), Thais de Faro Teles Roseira Borges(Presidente da OAB Subseção Alagoinhas), Paulo Pinto( Ex presidente da OAB Subseção Alagoinhas), Irmã Lucia Maria Sá Barreto de Freitas( Diretora Geral da Faculdade Santíssimo Sacramento), Fabricio Santos de Faro (Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Sistema de Informação), Moacir Lira de Oliveira( Coordenador do Curso de Psicologia e Administração), Leandro Carvalho Sanson( Coordenador do Curso de Direito), Dom Paulo Romeu Dantas Bastos( Bispo de Alagoinhas), Belmiro Deusdete (Jornalista e Radialista), Marcio Ramos( Jornalista, Radialista e Membro Efetivo e Conselheiro da ABI- Associação Brasileira de Imprensa), as irmãs Elza, superiora regional da congregação, irmã Izabel, ex diretora da faculdade santissimo sacramento e Irma Ivaneide, Sra Maria da Graça Peres.

Marcio Ramos
Jornalista DRT 5202 BA
Conselheiro ABI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *