Prefeitura apoia o preparo de solo dos agricultores familiares de Alagoinhas

Apostando na agricultura familiar como um dos pilares de desenvolvimento e apoiando o pequeno produtor rural, a Prefeitura tem promovido ações que não se restringem a uma comunidade para proporcionar avanços e perspectivas a quem faz do campo o sustento da família.

Além das intervenções contínuas de recuperação de estradas vicinais em diferentes pontos, para o escoamento da produção e a mobilidade dos moradores, da entrega de insumos e das qualificações, a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) investiu em uma forma de baratear o custo de preparo do solo para apoiar os agricultores familiares.

A iniciativa, que faz da parceria com as associações rurais um modo de reduzir os custos, aumentar a produtividade e incentivar o produtor da zona rural, foi iniciada em fevereiro deste ano e já começou a apresentar resultados.

“É uma ação inovadora que temos feito com base nas parcerias para apoiar e fortalecer o produtor. Com um trator próprio, a prefeitura vem efetuando aração e gradagem do solo nas comunidades de Pindobal, Camboatá, Tucum e Fazenda Vitória numa modalidade tripartite, onde a Administração Pública entra com o trator, o arado e a grade, os agricultores se responsabilizam pelo óleo diesel e pelas diárias do tratorista e as próprias associações rurais administram o processo, garantindo a lisura e a transparência. Nas comunidades cujas associações dispõem de trator, a prefeitura doa uma quantidade de óleo diesel por agricultor familiar e, como contrapartida, a associação reduz o preço da hora/trator cobrada, ou seja, o objetivo principal é que, no final, o agricultor tenha os seus custos de preparo com a terra reduzidos”, explicou o secretário municipal de agricultura, Geraldo Almeida, que ressaltou a importância do suporte do poder público para a melhoria das condições de trabalho ao trabalhador rural.

Não é a 1ª vez que a secretaria trabalha para garantir melhorias à zona rural. Enxergando o desenvolvimento da agricultura familiar, entendendo a importância das cooperativas e buscando formas de incentivar a pequena produção rural, a SEMAG tem transformado a realidade do campo e busca agora, com as parcerias de preparo do solo, formas de impulsionar o desenvolvimento desses pequenos produtores.

Na última semana, a equipe técnica finalizou a entrega de 800 toneladas de adubo orgânico a mais de 40 comunidades do município e um calendário de ações contínuas para melhorias nas vias, assim como novas entregas, estão programadas para este ano, de acordo com a secretaria.

No que se refere ao preparo do solo, segundo a SEMAG, 15 comunidades rurais foram contempladas até o momento, totalizando cerca de 315 agricultores familiares beneficiados. A previsão é de que a ação se estenda também a outras localidades da zona rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *