quinta-feira, dezembro 12

Alunos da FSAA realizam feira de saúde em comunidade de Saubara

No último dia 4, professores e alunos da Faculdade Santo Antônio de Alagoinhas (FSAA) realizaram uma feira de saúde em favor das marisqueiras e pescadores de Bom Jesus dos Pobres, distrito de Saubara, no Recôncavo da Bahia.

O projeto, batizado de “Qualidade de vida das marisqueiras e pescadores de Bom Jesus dos Pobres em Saubara – BA”, atendeu a cerca de 150 moradores cadastrados na Associação das Marisqueiras e Pescadores de Bom Jesus dos Pobres (Amapeb) com exames rápidos como glicemia capilar, tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial e sumário de urina.

Os moradores também participaram de uma avaliação de sua qualidade de vida a partir de ferramentas propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para a presidente da Amapeb Patrícia de Jesus, “este tipo de atividade acadêmica encurta a distância entre a universidade e as comunidades tradicionais, estreitando os laços e fornecendo àqueles mais carentes serviços de atenção básica a saúde. A Faculdade Santo Antônio de Alagoinhas está de parabéns e, desde já, firmamos uma parceria”.

Para o biólogo Sílvio Lima, um dos professores responsáveis pelo projeto, “atividades como estas consolidam os objetivos propostos pela Academia, fomentando o ensino, a pesquisa e extensão, tripé que estabelecem os pilares da FSAA”.

Atores principais dessa ação, os alunos demonstraram alegria, energia e sagacidade na prática dos procedimentos realizados. Para as graduandas dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia Lilian Firme, Uelisvânia Santos e Hortência dos Santos, o discurso era um só: “em projetos como estes realizados pelos professores Plácido Perônio, Denize Lima e Silvio, colocamos literalmente em prática o conhecimento teórico desenvolvido em sala de aula, ultrapassamos as barreiras físicas da universidade e, acima de tudo, fazemos o bem, principalmente a quem precisa”.

De acordo com Sílvio Lima, “o projeto realizado em Bom Jesus dos Pobres é uma atividade acadêmica de disciplinas dos cursos de graduação da FSAA semestralmente que objetiva a difícil, mas possível e alcançável prática da interdisciplinaridade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *