Coluna Social | O Samba de resistência de Pataíba de Água Fria

Caminhada movimentou todo o bairro. (Foto: Arquivo do Bloco)

A CAMINHADA DA SOLIDARIEDADE DAS AMIGAS DO SANTA TEREZINHA
E no último domingo de Maio, a galera de Santa Terezinha foi movimentada pela 2ª Caminhada das Amigas. As organizadoras Lucinha e Neide, iniciaram a ideia com o intuito de promover um dia de diversão entre amigas, dar boas risadas e dançar. Mas, o projeto ficou maior, a Caminhada ganhou um fundo solidário e arrecada alimentos para ajudar instituições aqui da cidade. Segundo as organizadoras, é uma forma de chamar atenção para a responsabilidade individual de cada um.
Parabéns Lucinha pelo aniversário e pelo sucesso da caminhada!

Grupo Feras do Bandieiro de Pataiba-BA.

O SAMBA DE RESISTÊNCIA DE PATAÍBA DE ÁGUA FRIA
Ontem (01), fui convidado para participar do 2º ano do Samba de Roda do Grupo Feras do Pandeiro em Alagoinhas, na Chácara Mendes de Dona Zé Linda. Tive a enorme satisfação e privilégio de conhecer e entender toda a tradição que carrega o Grupo e as minuciosas regras para receber o Samba. O grupo do Distrito de Pataiba apresentou toda a felicidade e animação do Samba da resistência que acontece por lá. Num momento em que muitas tradições são negadas um grupo de moradores resiste com alegria e muito samba no pé. É um tapa na cara dos que se dizem contrários a cultura popular. Em breve vou conhecer o distrito e a cidade de perto e mostro tudo para vocês no meu instagram @manoelrosak ! Prometo!

CARDEAL TEM A POSSIBILIDADE DE GARANTIR O NOVO!
Algumas fontes ligadas a Branco me confidenciaram que ele é um dos nomes a candidatura para o cargo de Prefeito de Cardeal da Silva. Porém, ainda há uma discussão muito grande para definir o partido e a chapa. Agora, só é preciso articular melhor a pré-campanha para dar uma guinada na correria que será a eleição municipal. Ele é muito querido e tem grandes chances de alcançar o pleito, mas, precisa lapidar as arestas e separar quem contribui de fato, para os que apenas inflam egos.
Boa sorte futuro amigo!

O mais novo técnico em Enfermagem de Cardeal. (Foto: Arquivo Pessoal)

ENFIM, FORMADO!
O articulista político de Cardeal da Silva, Elinaldo Carvalho (Chino) – e futuro vereador – agora Técnico em Enfermagem formou no final de Maio numa Cerimônia emocionante no CETEP. A formatura foi a primeira desde a inviabilização do Colégio em 2017. O articulista foi o destaque da turma, por seus feitos relacionados à luta para manter o transporte da cidade até Alagoinhas, levou até uma Menção Honrosa de um professor. Muito emocionado Chino falou sobre sua trajetória e a dos seus colegas para garantir a formação numa Instituição Pública e as dificuldades enfrentadas para concluir mais essa etapa da vida.
Sucesso!

Uma parte da Galera que participou desse ato de amor por Nayata.

UMA NOITE PRA FALAR DE AUTO CUIDADO FEMININO
As mulheres Juci Cardoso, Nayara Magalhães e Uiara Carine realizam um momento chamado Super Elas a ideia é um bate papo entre mulheres sobre o universo feminino, lutas e desafios. Nessa última edição, elas promoveram um Workshop sobre Saúde Íntima, sexualidade e Autoestima, com a sexóloga e fisioterapeuta pélvica, Paula Milena. Pelo que conheço do trabalho de Paula a noite deve ter sido incrível, falar abertamente sobre sexo e sexualidade faz com que as mulheres descontruam a vergonha de falar sobre o auto prazer.

DOMINGO DE SOLIDARIEDADE POR NAYATA
Organizado pelo Moto Clube A2 com o apoio da ONG Ato de Amor, a 2ª Chamada dos Motociclista contou com Lau Paranhos da banda Bom barulho, Balbino Josh e Flávia Carmo que movimentaram o Ato de Solidariedade e Amor em apoio a luta que a jovem estudante Nayata enfrenta. Ela foi diagnosticada com câncer, e é um exemplo de garra e força!!
Em breve vou entrevista-la e posto aqui.

Os organizadores do III Experimentando do Psicodrama. (Foto: Equipe do Evento)

UM DIA DE PSICODRAMA!
Organizado por por Rhane Paula (Psicóloga e Psicodramatista) Mari Maggioni (Psicóloga e Psicodramatista) e Glauber Jorge (Pedagogo e Diretor Cênico), o III Experimentando Psicodrama trouxe uma abordagem extremamente atual para as diversas problemáticas da nossa existência, mostrando que Jacob Levy Moreno (1889-1974) tinha um pé à frente quando idealizou e formatou esta abordagem.
Foi um momento de ampliar os horizontes!

O professor Glauber e as mais novas conta contadoras de histórias . ( Foto: Equipe do Evento)

CONTAR HISTÓRIAS ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS
Uma tarde de sábado com professores, psicopedagogos e psicólogos participaram com o objetivo de “Contar Histórias”. A oficina foi promovida pelos Professores Glauber Jorge e Ana Angélica na busca de compreender as origens das histórias infantis e como os contos são vistos e reproduzidos a partir do olhar do contexto social da época refletido no nosso dia a dia. É uma boa pedida para quem quer se aprofundar nas Contações de histórias no movimento corporal e no lúdico para crianças e adolescentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *