quarta-feira, setembro 30
Shadow

Prefeito Joaquim Neto assina ordem de serviço para a reforma da Unidade de Saúde Santa Terezinha/Nova República

O prefeito Joaquim Neto assinou, na manhã desta segunda-feira (23), a ordem de serviço para início das obras da Unidade de Saúde Santa Terezinha/Nova República. A unidade, que conta com 2 Equipes de Saúde da Família, será completamente requalificada, atendendo a um anseio antigo da população.

Mais de 150 mil reais serão investidos no local, que tem capacidade para atender a cerca de 8 mil pessoas.
“O espaço aqui é bom, a unidade abriga 2 equipes, e essa obra aqui vai acolher mais pessoas […] a gente estava precisando mesmo. Fui nascida e criada aqui. A população reivindicava aqui há aproximadamente 10, 15 anos. […] a comunidade estava ansiando”, relatou a moradora Darcijane Lima Carvalho, que avaliou positivamente a assinatura da ordem de serviço. “Foi maravilhoso”, acrescentou.

O prefeito Joaquim Neto lembrou que a iniciativa não é isolada. Antes de anunciar a reforma da unidade de saúde, as obras já haviam chegado ao bairro; em novembro, o Chefe do Executivo Municipal deu início a uma intervenção histórica, com investimento de quase R$ 13 milhões de reais, via programa federal, na localidade, para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Agora, o serviço se concretiza também na área da saúde.

Foto: Milena Lima

“Já estamos trabalhando e vamos chegar a 55 ruas aqui da região, com esgotamento sanitário e pavimentação. É uma vitória muito grande saber que vamos reformar também a unidade de saúde. Esse local foi relegado a segundo plano por muitos anos. Fico feliz em saber que conseguimos fechar 2019 com mais um avanço, com mais frentes de trabalho, e uma obra que beneficia diretamente a nossa população”, afirmou o prefeito.

A secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, chamou a atenção para a série de obras da saúde, que fortalecem a Atenção Primária. “Na última semana, demos a ordem de serviço para ampliação e reforma da Unidade de Saúde Nova Brasília. Hoje, é a vez de Santa Terezinha e, à noite, a partir das 19h, Joaquim Neto assina também o documento para a construção da unidade de saúde Baixa da Candeia, do outro lado da cidade. Vem aí também a Unidade de Saúde do Pindobal, a Unidade de Saúde do Santo Antônio, a construção do Laboratório Central. É o governo municipal chegando aos 4 cantos e a saúde mais perto de quem precisa”, ressaltou Rosania Rabelo.

Os números apontam para avanços significativos: de acordo com o Ministério da Saúde, em 2016, Alagoinhas tinha, em média, 60% de cobertura em Atenção Básica. Em 2019, o município saltou para 77,77%. A previsão, para 2020, é ampliar as estatísticas positivas e revertê-las em benefício direto para o cidadão de Alagoinhas. Além da unidade básica de saúde, o município inaugura, já no próximo ano, também em Santa Terezinha, o Pronto Atendimento 24h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *