segunda-feira, março 30

Equipe do Hospital Regional Dantas Bião realiza captação de múltiplos órgãos

A equipe do Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, realizou neste sábado, (28), captação de múltiplos órgãos. Foram captados córneas, coração, rins e fígado do paciente, 32 anos, P.F.C.N, após a abertura de Protocolo e autorização da família.

A enfermeira Monique Carmo destaca que a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) faz busca ativa diariamente nos setores para reforçar aos profissionais que casos possíveis de doação sejam comunicados imediatamente à comissão, e inicie o processo de avaliação e contato com a família.

“A doação só é realizada mediante autorização familiar documentada, na presença de duas testemunhas. Os dados do doador e dos familiares são mantidos em sigilo, por isso é importante que a pessoa informe em vida o desejo de se tornar um doador”, esclareceu Monique.

A enfermeira ressalta ainda que “o momento da perda de um ente acarreta sofrimento e dor para uma família enlutada, e os profissionais ficam consternado com esse momento doloroso, e,nosso papel enquanto CIHDOTT é acolher a família, esclarecer todas as dúvidas e permitir que ela escolha a doação, como um ato de amor”, concluiu Monique Carmo.

Participaram da captação Dr. Paollo Ladeia e ainda a técnica de enfermagem – CIHDOTT,Telma Santos.

O Grupamento Aéreo da PMBA, através do Helicóptero Guardião 05 realizou o transporte dos órgãos de Alagoinhas para Salvador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *