segunda-feira, maio 25
Shadow

Especialista dá dicas para cuidar da pele no calor da Bahia

Fonte: Unsplash.com

O verão é uma época difícil para a pele. O sol e o calor podem ser implacáveis, principalmente em uma zona de temperaturas escaldantes como a Bahia. A poluição e outros contaminantes ambientais agravam a situação, retirando o brilho natural da pele, deixando-a oleosa, sem luz e manchada. Conversamos com a esteticista Aline Moura para descobrir o você pode fazer para manter sua pele radiante e saudável mesmo nos dias de calor intenso.

Como o verão afeta sua pele?

“O aumento da temperatura durante os meses de verão, combinado com a umidade, pode aumentar a atividade das glândulas sebáceas. Isso faz com que a pele oleosa pareça mais oleosa e a pele seca pareça áspera e irregular”, conta Aline. A intensidade dos raios solares na pele desprotegida também pode levar ao envelhecimento precoce e, em casos extremos, ao câncer de pele. O calor também pode causar a abertura dos poros, que podem ficar obstruídos com sujeira e óleo, aprisionando bactérias, causando acne, espinhas e manchas no rosto.

Isto é o que você pode fazer para cuidar da sua pele neste verão:

1. Considere uma mudança na hora de lavar o rosto

Ao passar do inverno para o verão, lembre-se de que a lavagem do rosto precisa mudar. Enquanto no inverno, uma lavagem facial nutritiva ajuda a manter a pele hidratada, no verão, você precisa de uma lavagem que extraia o excesso de óleo da pele. Se você tem pele seca, considere usar um limpador sem espuma. Ele é ideal para peles mistas também. Lave o rosto duas vezes ao dia para manter a pele limpa e revigorada.

2. Inclua antioxidantes em sua rotina de skincare

Invista em um bom sérum antioxidante durante o verão não apenas para hidratar a pele, mas também para protegê-la contra danos ambientais. Os antioxidantes ajudam a aumentar a produção de colágeno e eliminam os radicais livres nocivos para evitar danos à pele e são uma ótima opção para cuidar da pele mista e da pele normal a oleosa durante o verão. Você pode incluir antioxidantes em sua rotina de skincare e adicioná-los também à sua dieta. Consuma frutas cítricas, vegetais verdes e folhosos, chá verde, nozes e grãos integrais para consegui-los

3. Mantenha sua pele hidratada

Lembre-se de que o verão é o momento em que a sua pele requer umidade e hidratação. Invista em uma boa máscara hidratante duas vezes por semana para garantir a hidratação necessária. Lave o rosto primeiro e aplique a máscara conforme indicado à noite para reparar, hidratar e acalmar a pele. Não abandone sua rotina diária de hidratação pensando que no verão ela não é importante. Hoje em dia existem hidrantes para todos os tipos de pele: há opções com creme anti-idade, para peles sensíveis ou peles maduras. Encontre o que mais funcione para o seu caso.

4. Esfolie sua pele regularmente

A esfoliação é a chave para uma pele mais brilhante e suave. Ele remove sujeiras e resíduos da pele e elimina as células mortas. Essas sujeiras impedem a respiração da pele e podem congestionar os poros. Use um exfoliante natural, como borra de café misturada com óleo e sal marinho. Lembre-se de que a esfoliação é necessária no corpo inteiro e não apenas para o rosto. Você deve, no entanto, ter cuidado na hora de se esfoliar: não exagere, pois sua pele pode ficar machucada e você pode acabar tendo erupções cutâneas. Pessoas com pele sensível devem optar por esfoliantes suaves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *