quinta-feira, abril 2

Nutricionista explica a importância de cada nutriente para o corpo

Fonte: Unsplash.com

Os nutrientes essenciais são compostos que o corpo não pode produzir em quantidade suficiente. De acordo com o nutricionista Gustavo Nascimento, esses nutrientes devem vir dos alimentos e são vitais para a prevenção de doenças, crescimento e boa saúde. Embora existam muitos nutrientes essenciais, eles podem ser divididos em duas categorias: macronutrientes e micronutrientes.

Os macronutrientes são consumidos em grandes quantidades e incluem os principais componentes da sua dieta – proteínas, carboidratos e gorduras – que fornecem energia ao seu corpo. Vitaminas e minerais são micronutrientes e pequenas doses são suficientes. Existem seis grupos principais de micronutrientes e macronutrientes essenciais.

Proteína

A proteína é essencial para uma boa saúde pois fornece os blocos de construção do corpo, e não apenas para os músculos. Cada célula, do osso à pele e ao cabelo, contém proteínas e cerca de 16% do peso corporal de uma pessoa média é proveniente delas.

As proteínas são compostas de diferentes aminoácidos e, enquanto o corpo pode criar alguns aminoácidos por conta própria, existem muitos aminoácidos essenciais que só podem ser obtidos através dos alimentos. Embora carne, peixe e ovos sejam boas fontes de aminoácidos essenciais, você também pode obter proteínas de fontes vegetais, como feijão, soja, nozes e alguns grãos.

Carboidratos

Carboidratos são necessários porque abastecem seu corpo, especialmente o sistema nervoso central e o cérebro, além de protegerem contra doenças. Os carboidratos devem representar de 45 a 65% do total de calorias diárias e podem ser obtidos através de grãos integrais, feijões e legumes e frutas ricas em fibras, em vez de grãos refinados e produtos com adição de açúcar.

Gorduras

As gorduras costumam ter uma má reputação, mas pesquisas recentes mostraram que as gorduras saudáveis ​​são uma parte importante de uma dieta saudável. De acordo com a Harvard Medical School, a gordura suporta muitas das funções do seu corpo, como absorção de vitaminas e minerais, coagulação sanguínea, construção de células e movimento muscular.

A inclusão de gorduras saudáveis ​​em sua dieta pode ajudar a equilibrar o açúcar no sangue, diminuir o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2 e melhorar a função cerebral. Elas também são poderosos anti-inflamatórios e podem diminuir o risco de artrite, câncer e doença de Alzheimer. As gorduras insaturadas mais famosas são os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 e podem ser encontradas ​​em nozes, sementes, peixe e óleos vegetais (como azeitona, abacate e linhaça).

Minerais

Assim como as vitaminas, os minerais ajudam a apoiar o corpo. Eles são essenciais para muitas funções, incluindo a construção de ossos e dentes fortes, a regulação do metabolismo e a manutenção adequada da hidratação. Alguns dos minerais mais comuns são cálcio, ferro e zinco. A deficiência de minerais é comum, levando muitas pessoas a utilizar suplementos de ferro, por exemplo, para atingir a ingestão recomendada do nutriente.

Água

Você pode passar semanas sem comida, mas não pode durar mais que alguns dias sem água. A água é absolutamente crucial para todos os sistemas do seu corpo e cerca de 62% dele está composto por ela. A água melhora a função e o humor do cérebro, atuando como um amortecedor e um lubrificante no corpo. Ela também ajuda a eliminar toxinas, transportar nutrientes para as células, hidratar o corpo e prevenir a constipação.

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