Shadow

Em mensagem à Câmara, prefeito Joaquim Neto destaca transformação positiva de Alagoinhas

O prefeito Joaquim Neto fez, na tarde desta terça-feira (04), a leitura da mensagem  do poder executivo, na sessão de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal da cidade.

Na oportunidade, o prefeito discorreu sobre as atividades desenvolvidas no município nos três anos de gestão, pontuou as principais ações e apresentou as novas realizações previstas para 2020. “Parece que foi ontem que falei aqui, dessa tribuna, apresentando a primeira mensagem da nossa gestão. Mas, já se passaram três anos, e estou pronto para ler a mensagem do último ano desse período governamental.. Vamos fazer um balanço dessas realizações, apresentando possibilidades de continuação para esse simbólico ano de 2020 e preciso agradecer especialmente a esta Casa Legislativa, por todo o apoio que tem dado as questões referentes à vida do nosso povo”, disse Joaquim Neto.

Foto: Roberto Fonseca

Na mensagem ao Legislativo, foi ressaltado que Prefeitura está executando as maiores intervenções para prevenção a alagamentos da história de Alagoinhas e que mais de 200 ruas já foram pavimentadas pela gestão. Recentemente, foram entregues à comunidade, em condições normais de tráfego, a Avenida Rio Branco e várias ruas do Jardim Petrolar estão requalificadas e prontas para valorização do patrimônio dos seus moradores.

Foto: Roberto Fonseca

O prefeito também citou que Alagoinhas figura como uma das maiores cidades no quesito transparência com nota 9,65 , segundo avaliação do Tribunal de Contas do Município.Além disso, a cidade conquistou a posição de sexto lugar no ranking estadual do índice  FIRJAM, de Gestão Fiscal (IFGF) de 2019 (ano base de 2018).

Nos últimos três anos, Alagoinhas conquistou números que apontam para a consolidação do município como polo de desenvolvimento do estado. Segundo dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged/MTE) Alagoinhas está fechou 2019 com saldo positivo de 2.811 novas vagas, registrando maior número de empregos com carteira assinada nos últimos 10 anos, ficando atrás apenas de Salvador e Camaçari. O município também está em primeiro lugar no ranking baiano das cidades que facilitam a abertura de empresas. No ano passado, o município recebeu 475 novos empreendimentos entre microempresas e empresas de pequeno, médio e grande portes.

Foto: Roberto Fonseca

Na Educação, o Joaquim Neto elencou os avanços na estruturação da Rede Municipal de Ensino, – que até o momento já contabiliza a requalificação de 74% das unidades escolares – e no trabalho contínuo para a transformação nos índices da educação, com a qualificação continuada dos professores. Com foco na atenção à Primeira Infância, a prefeitura conquistou cinco unidades da educação infantil, que vão criar mil novas vagas no município.

A mobilidade urbana também ganhou destaque nas ações do governo com a assinatura do Decreto que regulamenta o serviço de mototaxistas. A licitação do transporte público é mais um nó desatado, pois, pela primeira vez, em 40 anos, o serviço de ônibus coletivo será feito de modo a garantir segurança e qualidade para os usuários.

Pela saúde, a prefeitura promoveu melhorias significativas nas condições de atendimento na Maternidade, e em breve dará início à construção do Hospital Materno-Infantil que vai servir a Alagoinhas e a mais dezoito municípios da região. Com 47 leitos, centro de parto normal, centro obstétrico, internação obstétrica, unidades de cuidados neonatais, ambulatórios, enfermarias, salas de exames e áreas de apoio, o novo hospital trará um grande impacto na saúde da comunidade de parturientes.

Vem aí também a Upa de Alagoinhas, a nova unidade de saúde da Baixa da Candeia e os equipamentos da Rede Municipal continuarão a ser tratados como uma intensa agenda de recuperação e manutenção das unidades de saúde da família, como as unidades do Estevão, Narandiba, Mãe Cirila e Nova Brasília. Em três anos, o número de unidades de saúde saiu de 27 para 34 e o índice de cobertura primária saltou de 60% para 78%.

“A saúde é certamente o ponto mais importante na gestão administrativa quando um médico é seu responsável. Buscamos então nesses três anos alternativas para tão grave situação e neste ano de 2020, temos uma grande esperança da construção de outro hospital – o Hospital do Câncer, habilitada pelo apoio da Santa Casa de Misericórdia. E é no aniversário de cem anos da Santa Casa que acontecerá o protocolo de assinatura dos acordos para construção desse hospital”.

Foto: Roberto Fonseca

Joaquim Neto finalizou seu discurso com agradecimentos pela parceria entre o Executivo e o Legislativo,  enaltecendo o respeito e harmonia entre os poderes e pediu atenção redobrada para a reapresentação do projeto de lei que visa contratar a operação de crédito para realização de obras de requalificação, pavimentação, drenagem e construção de equipamentos de lazer nas seguintes localidades: Barreiro, Vila Maçal, Cruzeiro dos Montes, Jardim Petrolar, Baixa da Candeia, Rua do Catu, Alto da Cruz, Vale de Santa Terezinha, Rua Santa Maria, Mangalô e  no centro da cidade.

“E vamos precisar de recursos para colocar na obra da rua Silva Jardim. Pela definição jurídica o Município só pode interferir se for com recursos próprios. E é isso que queremos buscar, porque nos incomoda sobremaneira a situação dos moradores daquela localidade. Aliás, Alagoinhas inteira sofre com eles e reclama, igualmente, por situação tão critica e revoltante. Confiamos na sensibilidade dessa Casa, para que possamos alterar esse panorama do canal da rua Silva Jardim”, enfatizou o prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *