quarta-feira, setembro 23
Shadow

Bicho preguiça é resgatado no município de Itanagra

Uma preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus) foi resgatada no município de Itanagra, localizado no litoral norte da Bahia. O animal ameaçado de extinção (categoria “Vulnerável”, segundo a International Union for Conservation of Nature and Natural Resources – IUCN), foi capturado pela equipe da Brigada de Incêndio da Bracell, que fazia rondas nas áreas pertencentes à empresa. A preguiça, que estava próxima à rodovia, foi capturada e enviada para uma das Áreas de Preservação Permanente da Bracell.

De acordo com o biólogo da Bracell, Igor Macedo, todos os integrantes da Brigada passam pelo Treinamento de Resgate de Fauna, que tem o objetivo de qualificar o profissional caso necessitem fazer um resgate. “Durante as nossas operações, caso encontrem animais silvestres em locais de risco, eles sabem realizar o manuseio correto e encaminham o exemplar para áreas mais seguras”, explica. Para o especialista em meio ambiente, todos os profissionais sempre devem usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para realizar as técnicas aprendidas visando não causar nenhum dano aos animais ou a si. “Os EPIs são necessários, a exemplo da luva de raspa de couro. Se uma preguiça morder ou arranhar, a pessoa pode contrair tétano ou raiva”, complementa.

O resgate da Preguiça-de-coleira faz parte do trabalho de monitoramento da Bracell, que  já identificou, somente na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, localizada nos municípios de Itanagra e Entre Rios, 276 espécies da fauna, entre mamíferos, anfíbios, répteis e aves, e ainda 215 espécies da flora silvestre. Dentre elas, estão a surucucu-pico-de-jaca (Lachesis muta), a maior serpente peçonhenta das Américas, podendo atingir até 4,5 metros, e também o briba-de-folhiço (Coleodactylus meridionalis), um dos menores lagartos do mundo. A Bracell, uma das líderes globais em produção de celulose, destina cerca de 40% do total de suas terras no Litoral Norte e agreste da Bahia aos cuidados com o meio ambiente, o dobro do que determina a legislação ambiental brasileira. A atitude está vinculada ao propósito da Bracell, que é criar valor para a comunidade, o país, o clima, o cliente, e só assim será bom para a empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *