Shadow

Prefeitura realiza Feira de Saúde da Mulher e leva mutirão de atendimentos gratuitos à Praça Rui Barbosa

A Prefeitura iniciou, nesta quinta-feira, a Feira de Saúde da Mulher, que leva um mutirão de atendimentos à Praça Rui Barbosa, de 27 de fevereiro a 14 de março, nos períodos matutino e vespertino.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), que mobilizou mais de 50 profissionais e organizou uma grande estrutura no centro da cidade para a realização exames laboratoriais, testes rápidos, ultrassonografia, mamografia, vacinação e preventivo, entre outros serviços.

Foto: Roberto Fonseca

Além dos estandes de atendimento, a Feira conta também com a carreta de rastreamento do câncer de mama, resultado de uma parceria da SESAU com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

“Iniciamos o Mês da Mulher com a feira de atendimentos e já é um sucesso. Devemos atingir a marca de cerca de 500 atendimentos só nesse primeiro dia. É uma ação que chega para atender à demanda reprimida. Havia uma demanda reprimida de exames de imagem, ultrassom, tireóide, exames laboratoriais, então pensamos em trazer não apenas o rastreamento do câncer de mama, mas em realizar essa ação ampliada, com foco em facilitar o acesso a esses serviços para as mulheres de Alagoinhas. Nossas equipes estão completamente envolvidas e esta é apenas a primeira etapa. Vamos avançar, com atendimento de qualidade para a nossa população. É isso o que o prefeito Joaquim Neto tem nos solicitado diariamente e é com foco nisso que temos trabalhado”, afirmou a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo.

Foto: Sid Siqueira

O prefeito Joaquim Neto esteve na Feira da Saúde, acompanhou de perto os atendimentos, ressaltou a importância da parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, no que se refere aos exames de rastreamento do câncer de mama, e assegurou atendimento para as mulheres alagoinhenses. “Vamos passar 15 dias atendendo as mulheres de Alagoinhas. Estamos colocando ônibus nas comunidades, para o transporte de pacientes à Praça Rui Barbosa, onde o atendimento vai desde o raiar do dia até o anoitecer. É a Prefeitura de Alagoinhas trabalhando pela saúde da nossa gente”, destacou o Chefe do Executivo Municipal.

Foto: Sid Siqueira

Sucesso de público já no 1° dia, a Feira de Saúde da Mulher continua até 14 de março e, para participar, a paciente deverá comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua residência ou à sua unidade de saúde de referência portando RG, comprovante de residência e Cartão SUS para o agendamento prévio.

Florenice Costa Santos, que fez o pré-agendamento na Unidade do 21 de Setembro, gostou da iniciativa. “Eu estou achando maravilhoso, muito bom, porque a gente tem que procurar saber da nossa saúde. Chegando aqui, graças a Deus, a gente encontrou de tudo. Está fazendo mamografia, exame de glicemia, pra ver como é que está o açúcar, e vários tipos de exames, de manhã e de tarde. Eu fiquei muito feliz porque tem anos que eu não consigo fazer mamografia e estou conseguindo fazer agora”, comentou a moradora da Rua Irmã Dulce.

Foto: Roberto Fonseca

Jacilene Costa Silva, de Nova Brasília, foi levar a mãe à Feira de Saúde e também aprovou a ação. “É uma oportunidade pra muita gente que não tem condições de fazer esses exames. Pra gente, está maravilhoso e muito animado”, ressaltou, enquanto Neide Mota, moradora do 21 de Setembro, relatou ser bem atendida pelos profissionais. “Maravilhoso! Ótimo! Adorei! Nós, mulheres, somos muito colocadas em 2° plano, então é uma ação muito boa. Fazia muito tempo que estava pra fazer meus exames e, agora, Graças a Deus, consegui”, disse Mota.

Apenas mulheres com idade entre 40 e 69 anos podem fazer o exame de mamografia, com base nos critérios do Ministério da Saúde, e os atendimentos acontecem das 7h às 12h e das 13h às 18h. No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, uma ação estendida será realizada na Praça Rui Barbosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), com a participação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), ações de conscientização, atividades lúdicas e a continuidade dos serviços oferecidos pela Feira de Saúde.

Confira as imagens da Feira de Saúde da Mulher nesta quinta-feira (27):

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *