quarta-feira, setembro 23
Shadow

Torto Arado – Itamar Vieira Junior

O embasamento da história do romance Torto Arado surge a partir da descoberta de uma mala escondida sob a cama da avó e todo o mistério que ela esconde será uma espécie de antes e depois nas vidas de Belonísia e Bibiana. Um acidente com faca deixará muda uma das irmãs e esse fato será crucial em seus caminhos e seus modos de enfrentar as altos e baixos comuns daí em diante.

O seu autor, Itamar Vieira Junior, nasceu em Salvador, Bahia, é autor de “Dias” (Caramurê, 2012), vencedor do XI Prêmio Arte e Cultura (Literatura – 2012), e do livro “A oração do carrasco” (Mondrongo, 2017), finalista do Prêmio Jabuti 2018, vencedor do Prêmio Humberto de Campos, da União Brasileira de Escritores (seção RJ) biênio 2016 – 2017, e um dos vencedores do Prêmio Bunkyo de Literatura 2018 concedido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social.
Também em 2018, seu romance “Torto Arado” foi o vencedor do prestigiado Prémio LeYa. Publicado em Portugal e no Brasil, está para sair a edição italiana, e os direitos foram comercializados para o cinema ou série de TV.

Seus contos foram traduzidos e publicados em revistas especializadas na França e EUA.
Bom, a verdade é que eu gosto muito de Feiras Literárias. Uma em especial me encanta: a Flica. O conjunto arquitetônico, a culinária, a religiosidade, as pessoas, as ruas de Cachoeira e sua efervescência cultural formam um caldeirão mágico.
Outubro de 2019. Leio a programação e lá estava Itamar Vieira Junior, de quem já era amigo através das redes sociais.
Enfim, fui conferi o que ele tinha a dizer. E disse coisas lindas naquela noite. Voltei de lá muito feliz, com mais conhecimentos, uma foto ao lado dele e o Torto Arado gentilmente autografado.
Itamar Vieira Junior é uma simpatia, além de extremamente culto, inteligente e educado. Salve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *