segunda-feira, setembro 28
Shadow

Bahia já notificou 1,1 mil casos de dengue neste ano, segundo dados do Ministério da Saúde

A Bahia já registrou, até a quarta semana de janeiro, mais de 1.815 casos prováveis de dengue. As informações são do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. 

O Coordenador de doenças de transmissão vetorial da Diretoria e Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia, Gabriel Muricy, conta que no último levantamento feito pelo estado, 270 municípios mostraram a presença do Aedes aegypti. 
Na tentativa de evitar um surto, Gabriel afirma que a Secretaria estadual de Saúde está trabalhando em ações de mobilização e pede o apoio da população baiana. 

“A população já tem acesso a essas informações, mas sensibilizar da necessidade de adotar hábitos simples como evitar acumulo de água parada, porque um único mosquito é capaz de transportar diferentes vírus.”

Em janeiro, o Ministério da Saúde declarou que 12 estados brasileiros correm o risco de sofrer surto de dengue. Além de toda a região Nordeste, a população do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, deve ficar atenta para o possível surto do sorotipo 2 da dengue. 
Coordenador-Geral de Vigilância em Arbovirose, do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, pede que a população dos estados siga as orientações e entre no enfrentamento ao Aedes aegypti. 

“Hoje, mais de 80% dos criadouros do mosquito são domiciliares. Então, a ação de controle é necessária, integrada de atividades do poder público, tanto do Ministério da Saúde, como das secretarias estaduais e municipais, de saúde, aliado às ações de mobilização da população.”

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *