segunda-feira, julho 6
Shadow

Prefeitura de Alagoinhas decreta medidas de prevenção ao Coronavírus

Em reuniões realizadas nesta terça-feira (17) com o secretariado, Ministério Público e equipe técnica da Secretaria de Saúde (SESAU), o prefeito Joaquim Neto criou um Comitê Interinstitucional e um Comitê Operacional  sobre o Coronavírus, que ficarão responsáveis pelo acompanhamento das ações de prevenção da doença em Alagoinhas e atendimentos de chamados da população. Em coletiva de imprensa no início da noite, o prefeito ressaltou que a secretaria, por meio da Vigilância em Saúde (VISAU), acompanha a expansão mundial do vírus e que a gestão municipal tem promovido a intensificação do treinamento e orientações aos profissionais, bem como campanhas junto à população, salientando a importância da higienização frequente das mãos como uma das formas para evitar o contágio.

Foto: Roberto Fonseca

Decreto

Alagoinhas não tem casos confirmados, mas município se encontra em estado de alerta e está se preparando para a chegada do vírus, com a adoção de uma série de medidas de enfrentamento e precaução. O decreto municipal nº 5.241/2020 publicado nesta quarta-feira (18), em edição extraordinária do Diário Oficial do Município (DOEM), tem como foco a redução da circulação de pessoas, evitando aglomerações.

Entre as ações, ficam suspensos pelo prazo de 15 (quinze) dias, podendo ser prorrogado por igual período, caso haja mudança do cenário epidemiológico que justifique tal medida, a realização de eventos coletivos realizados por órgãos da Administração Pública direta, indireta, privados, com ou sem fins lucrativos para público igual ou superior a 50 (cinquenta) pessoas.

Foto: Roberto Fonseca

As atividades nas unidades de ensino municipais, públicas e privadas, serão paralisadas pelo período de 15 (quinze) dias, podendo ser prorrogado por igual período, ou por período superior e os atendimentos na rede lotérica, agências bancárias e seus correspondentes serão reduzidos em blocos de até 20 (vinte) pessoas, mantendo o espaçamento de 1,5m a 2m, de acordo com a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Visitas a estabelecimentos hospitalares e Instituições de Longa Permanência para idosos (ILPI), exceto por indicação médica, ficam suspensas pelo prazo de 15(quinze) dias, podendo ser prorrogado por igual ou superior período, caso haja mudança do cenário epidemiológico.

Bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de 1,5m a 2m entre elas. Outra medida é com relação aos atendimentos nos estabelecimentos de Saúde públicos ou privados, que deverão ser realizados em horários agendados, nos casos eletivos e ambulatoriais, limitando o quantitativo de pessoas em espera, para evitar aglomeração de pessoas.

Também fica determinado que os ônibus que servem ao transporte público municipal, bem como os veículos de táxi, veículos de transporte por aplicativo e capacetes de moto-taxistas devem ser higienizados diariamente com produtos saneantes nas superfícies de contato dos passageiros.

Secretária Municipal de Saúde, Rosânia Rabelo, explicou que haverá duas unidades de Saúde que servirão como referência para os eventuais pacientes suspeitos na cidade (Alagoinhas Velha e Maísa Teles),  barreiras sanitárias nas Estação de Transporte Alternativo, Rodoviária, Avenida Ayrton Senna e Praça Kennedy.

Todos os estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, deverão informar imediatamente ao Comitê Operacional , quaisquer casos com sintomas de COVID-19, através do Call Center que será disponibilizado nos meios de comunicação oficiais da Prefeitura.

A gestão municipal ressalta que o não cumprimento das medidas estabelecidas pelo decreto será caracterizado como infração à legislação municipal e sujeitará o infrator às penalidades e sanções aplicáveis.

As campanhas educativas e de orientação também serão intensificadas em todos os bairros. É importante que a população acompanhe as informações pelos canais oficiais da Prefeitura e que evite a propagação de Fake News.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *