domingo, setembro 20
Shadow

Em meio à pandemia de coronavírus, Prefeito Joaquim Neto libera atividades religiosas

Com 3 casos confirmados, 31 suspeitos e 92 pessoas em monitoramento pelo novo coronavírus (covid-19), o Prefeito Joaquim Neto publicou um novo decreto nesta quinta-feira (02), que amplia a lista de atividades consideradas essenciais e que podem continuar funcionando normalmente.

A publicação do decreto autoriza atividades religiosas de qualquer natureza.

O decreto é semelhante ao texto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na quinta-feira (26), que incluiu na lista de serviços essenciais, os templos religiosos e as casas lotéricas.

Na sexta-feira (27), no entanto, após uma ação do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal suspendeu a validade dos decretos presidenciais. No domingo (29), o presidente Jair Bolsonaro disse que iria recorrer da decisão.

Em entrevista ao apresentador Ratinho, no dia 20 de março, Bolsonaro criticou o fechamento das igrejas, que chamou de “último refúgio das pessoas.”

“Lógico que o pastor vai saber conduzir o seu culto, ele vai ter consciência, pastor ou padre, se a igreja está muito cheia, falar alguma coisa. Ele vai decidir, até porque a garantia de culto, a proteção ao ambiente de culto, é garantida pela Constituição. Não pode o prefeito e o governador achar que não vai mais ter culto, não vai ter mais missa”, disse o presidente.

Igrejas

Na sexta-feira (27), em comunicado em sua página na internet, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reforçou a recomendação do distanciamento social do Ministério da Saúde para evitar o contágio pelo coronavírus. No texto, assinado pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, recomenda que as igrejas podem permanecer abertas apenas para a realização das transmissões online das missas.

Na quinta-feira (26), o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) informou que a orientação é para que as igrejas cristãs “sigam com suas atividades presenciais suspensas”. Segundo o Conic, quem sentir vontade de falar com lideranças religiosas deve comunicar-se com elas pelas redes sociais.

Igreja Universal divulgou comunicado em sua página na internet reiterando “as medidas adotadas em todos os seus templos, que respeitam as determinações do Ministério da Saúde no combate à propagação do coronavírus”.

“Para que se evite a aglomeração de pessoas, nas localidades onde está proibida a realização de cultos em templos religiosos, a Universal está aberta apenas para orações individuais e auxílio espiritual, e observando todas as cautelas sanitárias”, diz o texto.

A igreja orienta os fiéis a assistir aos cultos pela TV, rádio e internet.

One Comment

  • Anônimo

    Muito triste os estagiários da prefeitura de Alagoinhas serem dispensados; Haja vista que muitos estagiários contam com as bolsas para pagar dividas e até mesmo fazer supermercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *