quarta-feira, dezembro 2
Shadow

Solução criativa: saiba tudo sobre as vantagens do forro de gesso

Além de embelezar os ambientes, a aplicação de gesso nos tetos das residências e apartamentos pode ser muito útil na hora de embutir a iluminação, esconder ferragens ou mesmo disfarçar as vigas inevitáveis na construção. Segundo os especialistas, esta é uma solução bastante criativa e compensadora financeiramente.

De acordo com a maioria dos arquitetos e engenheiros, a versatilidade deste material propicia um acabamento interior elegante, maior resistência ao fogo e um bom isolamento termo-acústico.

O gesso tem se tornado um dos materiais de construção mais consumidos em todo o mundo. A vantagem deste tipo de material não é somente técnica, ele permite a criação de diversos formatos pré-moldados e permite perfeito acabamento.

Já o gesso em pó, muito empregado na construção, proporciona um excelente revestimento para paredes internas e tetos de qualquer ambiente da casa. Este tipo de utilização, substitui com inúmeras vantagens os revestimentos convencionais. Vantagens deste tipo de revestimento: rapidez e custa menor. O gesso pode perfeitamente substituir o chapisco, o emboço e o reboco de um revestimento interno. Assim, gasta-se menos com mão-de-obra e material.

Vantagens do gesso frente a argamassa de cimento e cal

Aplicação
Gesso: 1 vez – argamassa: 3 vez
Produtividade
Gesso: maior – argamassa: menor
Custo
Gesso: 1/3 – argamassa: 1
Aderência
Gesso: 7 dias – argamassa: 40 dias
Retração
Gesso: menor – argamassa: maior
Propriedades Mecânicas
Gesso: maior – argamassa: menor
Massa
Gesso= menor – argamassa: maior
Acabamento (Lisura e brancura)
Gesso: maior – argamassa: menor
Conforto térmico e acústico
Gesso: maior – argamassa: menor
Resistência ao fogo
Gesso: maior – argamassa: menor

Curiosidades

A massa de gesso pode ser aplicada numa só camada. Não é aconselhável que a espessura da aplicação ultrapasse 10 mm por encarecer o custo e prejudicar a aderência. O recomendado é 7 mm diretamente sobre paredes de superfície regular.

Ainda não é possível o uso do gesso em exteriores, mas existem vários estudos para torná-lo menos permeável, por meio de adição de novos componentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *