Terça, 19 de Outubro de 2021
075 999452529
Educação Alagoinhas

De forma semipresencial e com todos os protocolos de segurança, estudantes retornam às aulas na rede municipal

Após cerca de 1 ano e 6 meses sem aulas presenciais na rede municipal, nesta segunda-feira

10/08/2021 18h49
2.097
Por: Redação
De forma semipresencial e com todos os protocolos de segurança, estudantes retornam às aulas na rede municipal

Após cerca de 1 ano e 6 meses sem aulas presenciais na rede municipal, nesta segunda-feira, 9 de agosto, foi o primeiro dia de volta às aulas, de forma híbrida (semipresencial) e por etapas. Em decorrência da pandemia, desde o dia 18 de março de 2020, as aulas passaram a ocorrer de forma remota, e o retorno tem início em um momento de melhora dos indicadores epidemiológicos na cidade, com o avanço da campanha de vacinação.

Autorizada por meio de decreto publicado pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), a retomada das atividades presenciais vale para todas as instituições de ensino municipais públicas e privadas, entre elas, cursos técnicos e faculdades, e com isso, alunos, professores e demais funcionários terão de cumprir as regras de biossegurança determinadas pela Vigilância Sanitária, durante todo o período que estiverem nas unidades.

Essa primeira etapa da retomada nas escolas públicas municipais permite que as aulas voltem para os alunos do Ensino Fundamental II ( 6º ao 9º ano) e os matriculados no Ensino Para Jovens e Adultos (EJA). A rede municipal possui cinco escolas que ofertam estas séries, mas como três delas ainda estão passando por reformas, somente os alunos das escolas Miguel Santos Fontes e Murilo Cavalcanti foram recebidos nesta segunda.

 

Para a volta das atividades presenciais na rede, a SEDUC investiu em capacitação dos servidores, adequações estruturais, a exemplo de pias externas e instalação de novas janelas que permitissem maior ventilação, EPIs, totens de álcool em gel, demarcação de lugares para garantir o distanciamento social, e, também, com preparo adequado às refeições dos alunos, com manipulação dos alimentos seguindo os procedimentos sanitários. O uso da máscara é obrigatório. Na entrada das escolas, é aferida a temperatura de todos, uso de álcool gel, lavagem das mãos e demais cuidados com a higiene pessoal e do ambiente também são orientados e monitorados.

O retorno gradual semipresencial, que não é obrigatório, vai acontecer por meio de um sistema de revezamento, e para isso, as turmas foram divididas em duas partes: Uma irá para a escola na segunda, na quarta e na sexta, e a outra parte, na terça e na quinta-feira. No dia em que não estiverem na escola, os estudantes receberão os conteúdos e atividades de forma remota.

 

Para Erick Franklin Carvalho (foto), 11 anos, e matriculado no 6º ano da Escola Murilo Cavalcanti, a volta ao ambiente escolar foi motivo de alívio e alegria. “Agora que já estamos de novo vindo para a escola, é muito mais legal, porque posso ver meus amigos. Estar na escola era do que mais sentia saudade”, conta o menino.

“ O ensino presencial é importantíssimo, uma vez que o trabalho remoto serve para que os alunos não percam o ritmo, não fiquem parados, porém, nada substituiu o contato direto com o professor, especialmente nessas idades. Por isso, o retorno, com o cumprimento de todas as  medidas de segurança é essencial para darmos continuidade ao nosso trabalho”, destacou o professor da disciplina de História da Escola Murilo Cavalcanti, Jair Marcos dos Santos.

“ Esse foi o primeiro passo e hoje, a palavra que mais define é emoção, porque quando chegamos aqui, pudemos sentir a alegria dos professores e alunos de estarem de volta às salas de aulas, e fiz questão de parabenizar um a um. A orientação do prefeito Joaquim Neto foi o retorno de forma gradual, com bastante cautela, e para chegar a esta estratégia, houve  muito empenho das equipes da SEDUC, muito planejamento, conversa com os gestores, e o diálogo entre escola, famílias e estudantes foi um fator essencial” , pontuou o secretário municipal de Educação, Gustavo Carmo, que esteve presente nas duas escolas, para acompanhar o retorno das atividades.

O checklist com todas as medidas de prevenção à COVID-19 que devem ser cumpridas pelas instituições de ensino está disponível no site da prefeitura www.alagoinhas.ba.gov.br .

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias