Quinta, 16 de Setembro de 2021
075 999452529
Educação Bahia

Fundação Pedro Calmon lança podcast voltado para história, cultura e memória

Através da coordenadoria de Acervos Virtuais Baianos, a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) lança a série de podcast Boca de Afofô. O projeto tem como finalidade ofertar ao público um contato mais próximo com temas ligados à história, cultura e sociedade

26/08/2021 11h45
86
Por: Redação Fonte: Secom Bahia - (Milena Leal)
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Através da coordenadoria de Acervos Virtuais Baianos, a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) lança a série de podcast Boca de Afofô. Este projeto tem como finalidade ofertar ao público um contato mais próximo com temas ligados à história, cultura e sociedade baiana.

O lançamento do primeiro episódio vai ao ar na próxima quinta-feira (2) nosite da FPC, e tem como convidado o historiador João Reis que vai falar sobre o Levante dos Malês. Outros nomes como o da escritora Lívia Natália, dos professores Fabrício Mota, Hendrik Kray e Bárbara Carine, Luciana Brito, Milton Moura, Paulo de Jesus estarão nesta primeira edição do podcast, que contará com 20 episódios. Para ouvir o podcast, acesse o site da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé e as principais plataformas de Streamings (Deezer e Spotify).

Segundo o coordenador e idealizador do projeto, Clissio Santana, o podcast busca proporcionar uma experiência diferenciada no campo da história, da cultura e educação. “O objetivo do ‘Boca de Afofô’ é conectar especialistas, pesquisadores e o saber popular em um só espaço”. Ainda de acordo com ele, “a expectativa é trazer temas tão importantes da história da Bahia, discutidos por pessoas que são referências em suas áreas de estudo e ofertar ao público de forma didática”.

Por que Boca de Afofô?

Afofô é uma palavra de origem iorubana que tem alguns sentidos dentro da comunicação oral como conversa, diálogo, falastrão. O termo ‘Boca de Afofô’ tornou-se um ditado popular baiano que diz respeito à pessoa que fala demais, excessivamente. Nesse sentido, para além do resgate do vocabulário africano, a proposta é ressignificar o sentido pejorativo da palavra. O podcast é fruto de um diálogo que parte desse lugar despretensioso, mas que traz, ao mesmo tempo, rigor de pesquisa, fonte, método, aliado à credibilidade dos convidados e convidadas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (17/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias