Sexta, 29 de Março de 2024
075 992680030
Meio Ambiente Bahia

Sema e Inema realizam oficinas para elaboração do Plano de Manejo dos Cânions do Subaé

O Plano dos Cânions do Subaé conta com investimentos de mais de R$ 500 mil e é um dos primeiros executados com recursos da compensação ambiental na modalidade de execução indireta, que faz parte de um dos Termos de Compromisso para a Compensação Ambiental

03/09/2021 10h40
304
Por: Redação Fonte: Secom Bahia - (Milena Leal)
Foto: Ascom/Sema
Foto: Ascom/Sema

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) promoveram nesta quarta e quinta-feira (1 e 2) as primeiras oficinas de planejamento participativo para elaboração do Plano de Manejo do Monumento Natural dos Cânions do Subaé, que fica no município de Santo Amaro.

As oficinas foram realizadas no Traripe Espaço Ecológico, em Santo Amaro, e contaram com a participação dos vários setores da sociedade que se relacionam com a Unidade de Conservação (UC), entre eles, líderes comunitários, representantes religiosos, poder público local, empresas de turismo e empreendedores. Os encontros seguiram todos os protocolos de saúde, limpeza, higiene e segurança para prevenção ao novo coronavírus.

O Plano dos Cânions do Subaé conta com investimentos de mais de R$ 500 mil e é um dos primeiros executados com recursos da compensação ambiental na modalidade de execução indireta, que faz parte de um dos Termos de Compromisso para a Compensação Ambiental (TCCA), firmado entre a Sema, a Fundação Pro Natura – Funatura, Inema e a Enel Green Power Cristal Eólica.

Além do Monumento Natural dos Cânions do Subaé, atualmente estão em fase de elaboração os Planos de Manejo de mais cinco Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental da Ponta da Baleia Abrolhos; Parque Metropolitano de Pituaçu; Parque Estadual da Serra dos Montes Altos; Refúgio da Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos; e Área de Proteção Ambiental da Lagoa Itaparica.

“O Plano de Manejo é uma poderosa ferramenta de gestão, que vai auxiliar no zoneamento do território e disciplinar as atividades. E é resultado de um esforço conjunto da Sema e do Inema, consolidando o trabalho que vem sendo desenvolvido na área ambiental no estado”, ressalta a secretária do Meio Ambiente e diretora-geral do Inema, Márcia Telles.

Monumento Natural dos Canions do Subaé – Possui área total de aproximadamente 404,15 ha. Apresenta significativos recursos naturais de imensos valores cênicos e paisagísticos, propiciando, inclusive, a prática de ecoturismo e esportes radicais. No local também se encontram os corpos hídricos e as diversas nascentes formadoras dos Rios Peraúna e Sergi, contribuintes do Rio Subaé, impondo-se a recuperação ambiental de seu entorno, em especial as Áreas de Preservação Permanente, com vistas à sua preservação.

Fonte: Ascom/Sema

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 05h07
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 25°

19° Sensação
0 km/h Vento
96% Umidade do ar
63% (1.02mm) Chance de chuva
Amanhã (30/03)

Mín. 18° Máx. 28°

Parcialmente nublado
Amanhã (31/03)

Mín. 18° Máx. 29°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias