CNMP e MPBA promovem encontro nacional para líderes e membros de todo o país
Com o tema “Governança para líderes e membros das unidades do Ministério Público brasileiro alinhados ao Plano Estratégico Nacional (PEN)”, o Conselho Nacional do Ministério Público, em parceria com o Ministério Público da Bahia, realiza o 1º Encontro Nacional de Gestão Estratégica. O objetivo é promover a troca de experiências entre os ramos e unidades do MP e o debate acerca dos desafios na área de planejamento estratégico, governança e liderança. O evento teve início na manhã desta quarta-feira (19) e segue até amanhã (20), no auditório da sede do MPBA, em Salvador, e traz na programação palestras com especialistas, estudos de caso e debates.
Na abertura, o procurador-geral de Justiça da Bahia Pedro Maia falou da alegria e da honra para o MPBA receber este evento que, de acordo com a sua avaliação, é extremamente necessário. “O encontro trata da governança para líderes e membros do MP brasileiro, dialogando e traçando os planos para os próximos passos e para o futuro desta instituição, com tantas atribuições e fundamental para transformar a realidade desse país. Serão dois dias de encontro, discutindo métodos de planejamento, tecnologias disruptivas, inteligência artificial, que vem para ser a grande revolução dessa quadra da história que vivemos, e todo o seu impacto dentro do Ministério Público e na forma de melhor servir e afetar a sociedade brasileira”, disse Pedro Maia.
Para o presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, Moacyr Rey Filho, a palavra de destaque é estratégia, que possibilita hoje enxergar o Ministério Público do futuro. “Estamos num momento de transição e precisamos pensar como vai ser a nossa atuação no futuro, como vamos conseguir entregar mais valor à sociedade, mais do que a gente entrega hoje. Temos o potencial de fazer ainda mais e a ideia desse debate é justamente usar o planejamento e a gestão estratégica para atingirmos um novo modelo de atuação institucional, que vai alavancar ainda mais a legitimidade do Ministério Público junto à sociedade”, explica o conselheiro.
“Este é um evento marcante, histórico”, disse o coordenador-geral do FNG-MP, Paulo Roberto Ishikawa. “Um dos pilares para a inovação é a integração dos Ministérios Públicos. É o que estamos fazendo aqui, falando de integração, da gestão estratégica de cases de sucesso. Mas tudo isso só fará sentido se tivermos em mente o espírito de compartilhar tudo isso que estamos produzindo para construir um Ministério Público maior. Se a gente quer enxergar um Ministério Público do futuro, não tem como fazer isso sem planejamento, gestão e, acima de tudo, profissionalismo naquilo que a gente faz”, disse.
O encontro é uma iniciativa da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, por intermédio do Comitê de Políticas de Gestão Estratégica do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (CPGE/FNG-MP), conjuntamente com a Coordenadoria de Gestão Estratégica (CGE) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPBA. Antes do início das palestras, o público presente foi agraciado com a apresentação do quinteto de trombones do projeto Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia.
A mesa de abertura foi formada pelo procurador-geral de Justiça do estado da Bahia, Pedro Maia; conselheiro nacional do Ministério Público, Moacyr Rey Filho; procuradora-geral de Justiça adjunta Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti; subcorregedora-geral do MPBA, Márcia Luzia Guedes de Lima, representando o corregedor-geral Paulo Marcelo de Santana Costa; coordenador-geral do Fórum Nacional de Gestão, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa; corregedor administrativo do Ministério Público do estado da Bahia, Roberto de Almeida Borges Gomes; chefe de gabinete do MPBA, Fabrício Rabelo Patury; coordenadora da Coordenadoria de Gestão Estratégica do MPBA, Patricia Kathy Azevedo Medrado Alves Mendes.
Fotos Sérgio Figueiredo
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 25°
Tempo nublado