Sábado, 26 de Abril de 2025
075 992680030
Geral Feira de Santana-BA

Última semana da Feira do Livro Usado

A 18ª edição da Feira do Livro Usado, que é realizada anualmente no estacionamento da Prefeitura, entra na sua última semana – foi iniciada em jane...

25/02/2025 09h06
77
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA

A 18ª edição da Feira do Livro Usado, que é realizada anualmente no estacionamento da Prefeitura, entra na sua última semana – foi iniciada em janeiro. Vendedores dizem que os resultados financeiros foram satisfatórios, mesmo com o fluxo menor de clientes em relação ao ano passado.

"Foi bom, mas poderia ter sido melhor", na avaliação da vendedora Nora Célia. “A crise econômica, a decisão de escolas em adotar módulos (que são vendidos nas unidades), a formação de grupos de pais nas redes sociais, influenciaram nas vendas. Mas, no geral, acredito que fizemos bons negócios.”

Outro ponto evidenciado, que vem influenciando nas vendas, de acordo com vendedores, é a migração de alunos das escolas particulares para as públicas, movimento que vem sendo observado nos últimos anos devido à crise financeira.

Os negócios não se concentram apenas nas vendas. Na feira, são feitas trocas, com troco, claro, e compras de livros, que são revendidos com uma margem de lucro. Outra vertente do negócio são os consignados – os pais deixam os livros para serem negociados e os vendedores ficam com parte do valor.

Boa parte dos clientes vem dos municípios da região, demandas que ajudam a aumentar as vendas, onde as escolas ainda não estão adotando os módulos como ferramentas no aprendizado.

Leda Oliveira também disse que ficou satisfeita com os resultados das vendas. Para ela, se não fosse a decisão das escolas em reduzir a vida útil dos livros, as vendas seriam melhores e os pais economizariam comprando os livros dos seus filhos na feira. “Fiquei satisfeita, mesmo com a demanda sendo menor do que no passado. Entendo que as pessoas estão descapitalizadas.”

Ela citou que os livros deixados em consignação e não vendidos se tornam problemas para os comerciantes. “Os pais não procuram saber se foram vendidos e somos obrigados a levá-los para casa”, disse Leda Oliveira. Muitos são descartados por não oferecerem condições de serem aproveitados.
 



Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Feira de Santana-BA Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar acompanhamento de saúde até 30 de junho Os beneficiários do programa Bolsa Família em Feira de Santana têm até o dia 30 de junho para realizar o acompanhamento obrigatório de saúde. A atu...
Feira de Santana-BA Secretaria de Saúde emite laudos periciais para isenção do Imposto de Renda a portadores de doenças crônicas Portadores de doenças crônicas, como câncer e Alzheimer, que sejam aposentados ou pensionistas, têm direito de solicitar a isenção do Imposto de Re...
Feira de Santana-BA De olho na saúde: Cadh promove palestra sobre alimentação saudável nesta 5ª O Dia da Obesidade foi comemorado nesta terça-feira (4). Em alusão à data, o Centro Municipal de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh) vai r...
Ele1 - Criar site de notícias