Carnaval 2025: Centros de Acolhimento atendem orientações do MPBA e funcionam de forma regular
Foto: Reprodução/MP - BAFoto: Reprodução/MP - BA A equipe do Ministério Público da Bahia realizou, neste sábado (1º), uma nova inspeção nos cinco ...
01/03/2025 16h56
89
Por: RedaçãoFonte: MP - BA
Foto: Reprodução/MP - BAFoto: Reprodução/MP - BA A equipe do Ministério Público da Bahia realizou, neste sábado (1º), uma nova inspeção nos cinco Centros de Acolhimento e Convivência de Crianças e Adolescentes (Caac) instalados nos circuitos do Carnaval de Salvador. A promotora de Justiça Ana Paula Coité, a assistente social Niedja Tavares Correia e a pedagoga Simeir Viana Maracas percorreram as unidades e constataram que nos três primeiros dias de festa não houve intercorrências que precisassem de intervenção do Ministério Público, considerando que todos os ajustes solicitados antes do Carnaval e na última visita de quinta-feira foram atendidos. O objetivo é evitar que crianças e adolescentes fiquem expostos a situações de risco nas ruas durante o evento.
A promotora de Justiça Ana Paula Coité considera um balanço positivo até o momento. “Observamos que, nas unidades visitadas, as pequenas inconsistências apontadas previamente foram regularizadas. Então, observamos nessas atividades de fiscalização que a criança e adolescente seguem sendo prioridade”. Para Mariane Almeida de Jesus, ambulante, de 36 anos, que deixou três crianças na Casa de Acolhimento, localizada na Escola Municipal Santa Terezinha, no Chame Chame, a iniciativa permite que ela se sinta segura para ir trabalhar no circuito. “Essa é a primeira vez que deixo meus filhos aqui e eles estão amando as brincadeiras, é melhor do que estarem comigo na rua. Trabalho excelente”.
Foto: Reprodução/MP - BA A coordenadora do Salvador Acolhe, Jaqueline Silva da Hora, salientou a importância da presença do Ministério Público no local para aperfeiçoarem as atividades desenvolvidas ao longo desses dias. “Temos 72 crianças acolhidas e nosso objetivo é que esse espaço ofereça proteção às crianças, além de estimularem a melhoraria do trabalho no próximo ano”. Ela registrou ainda que todas as instituições trabalhando em conjunto permitem que pais e responsáveis trabalhem com tranquilidade. A equipe do MPBA visitou as unidades de acolhimento localizadas nas Escolas Municipais Casa da Amizade, em Ondina; Santa Terezinha, no Chame-Chame; Oswaldo Cruz, no Rio Vermelho; João Lino, no Pelourinho e Hildete Lomanto, no Garcia. As unidades recebem criança e adolescente de 0 a 17 anos.
Plantão do MPBA
O MPBA está de plantão das 8h às 20h, na sede da instituição do bairro de Nazaré, em Salvador, e também no Centro Integrado da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, localizado na sede do Procon, na Avenida Carlos Gomes e Barra, e no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria Estadual de Segurança Pública. O cidadão também poderá denunciar qualquer tipo de violação por meio do Disque 127 e do site de atendimento ao cidadão no endereço eletrônico atendimento.mpba.mp.br.
Nenhum comentário
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.