Sexta, 29 de Março de 2024
075 992680030
Política Sobre denúncia

Governo pede ao STF para definir quem ficará com vídeo da reunião do Planalto citada por Moro

Ministro Celso de Mello, relator do inquérito sobre denúncias de Moro, determinou que governo entregue gravação da reunião, ocorrida no dia 22 de abril.

09/05/2020 13h37
626
Por: Redação Fonte: G1
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu nesta sexta-feira (8) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para definir quem vai ficar responsável pelo vídeo da reunião interministerial do 22 de abril, após o material ser entregue pelo governo e antes de ser analisado pela Polícia Federal.

A gravação é o registro de uma reunião, com a participação do presidente Jair Bolsonaro e ministros, ocorrida no Palácio do Planalto. O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, disse que no encontro há declarações que mostram que o presidente tenta interferir politicamente na Polícia Federal.

O relator do inquérito no STF, ministro Celso de Mello, requisitou ao governo a entrega do material. Agora, a AGU quer detalhes sobre quem guardará e quem terá acesso ao vídeo.

Ao se demitir do governo, Moro afirmou que Bolsonaro fez pressão para a troca do então diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, e de superintendentes regionais regionais do órgão. Em inquérito aberto para investigar as denúncias, o ex-ministro citou a reunião.

"[A União], no ensejo da iminente entrega do registro audiovisual completo da reunião presidencial ocorrida no dia 22 de abril de 2020, [vem] rogar seja verificada a possibilidade de vir a ser definida, desde logo, a inteira cadeia de custódia do citado registro até que a autoridade policial designada por Vossa Excelência venha a realizar a segregação dos elementos que sejam pertinentes daqueles que não sejam pertinentes ao inquérito", escreveu a AGU no pedido ao Supremo.

Nesta quinta-feira (7), o governo já havia pedido ao relator que reconsiderasse “a ordem de entrega de cópia de eventuais registros audiovisuais de reunião presidencial ocorrida no dia 22 de abril de 2020". O governo quer que o ministro aceite só as partes do vídeo que sejam tema do inquérito.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 05h07
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 25°

19° Sensação
0 km/h Vento
96% Umidade do ar
63% (1.02mm) Chance de chuva
Amanhã (30/03)

Mín. 18° Máx. 28°

Parcialmente nublado
Amanhã (31/03)

Mín. 18° Máx. 29°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias