quinta-feira, outubro 29
Shadow

Visitantes da 20ª Expo Alagoinhas aprendem a produzir hambúrgueres e molhos artesanais

Os hambúrgueres e molhos artesanais, tendência no mercado gastronômico da atualidade, foram o tema das primeiras oficinas realizadas pelo IF Baiano e SENAC, na 20ª Expo Alagoinhas
. Os eventos abriram o segundo dia da Feira promovida pela Prefeitura de Alagoinhas e abordaram temas como higiene alimentar, técnicas de produção e processamento, além da precificação dos produtos, apresentando a atividade como uma oportunidade de negócios para empreendedores.
Pela manhã os participantes da oficina de hambúrgueres artesanais aprenderam um pouco sobre a história do prato e puderam colocar a mão na massa e entender de forma prática o passo a passo do processamento do hambúrguer misto (bovino e suíno) e frango. Já pela tarde, foi a vez do grupo aprender sobre molhos através da proposta de produção utilizando matéria prima encontrada em abundância na região, tendo em pauta o pesto de manjericão e o ketchup de goiaba.
“Foi um dia extremamente proveitoso, pois aprendi uma série de técnicas de produção que não conhecia, além disso, a proposta apresentada pelos professores foi bastante dinâmica e nos deu a oportunidade de assimilar por meio da prática”, explicou o estudante, André Reis, que participou de ambas oficinas.
De acordo com a instrutora de gastronomia do SENAC, que lecionou sobre produção de molhos, a ideia das aulas é estabelecer uma metodologia dinâmica que abra portas para o empreendedorismo. “Buscamos reunir nesses mini cursos, opções viáveis de produção gastronômica que permitam aos participantes formas criativas de trabalhar os ingredientes naturais que a região oferece, seja para o consumo próprio ou para empreender”.
Amanhã (quinta-feira) é o dia para aprender a fabricar queijos, no turno matutino, e geleias e compotas, no turno vespertino. Todos os cursos são gratuitos e serão ministrados no período da manhã, de 8h às 12h, ou à tarde, de 14h às 17h, na sala de treinamentos do Parque de Exposições Miguel Santos Fontes.
Confira abaixo o cronograma de capacitações da 20ª Expo, para os próximos dias:
Quinta-feira (2)
8h às 12h – Fabricação de Queijos
14h às 17h – Fabricação de geleias e compotas
Sexta-feira (3)
8h às 12h – Fabricação de doce de leite cremoso
14h às 17h – Delícias de tapioca
Domingo (5)
8h às 12h – Produção de mel // Produção de flores tropicais
14h às 17h – Certificação de produtos orgânicos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *