O Conselho Inter-religioso da Bahia, o Instituto Reparação e a Universidade Federal da Bahia celebraram o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, comemorado nesta quinta-feira (21), com um ato religioso e cívico, no Salão Nobre da Reitoria da Ufba, realizado na quarta-feira (20). Estiveram reunidas lideranças das nações Ketu, Angola, Gêge e Ijexá e dos centros de umbanda e caboclos. O evento teve o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que desenvolve o projeto Agô Bahia, voltado para o incremento das atividades turísticas ligadas às religiões que cultuam os orixás.
“O Governo do Estado tem ações afirmativas, pela valorização das tradições do povo negro. No turismo, realizamos obras estruturantes e capacitação, em terreiros de candomblé de Salvador e Camaçari, para atrair mais turistas aos templos sagrados”, pontuou o assessor técnico da Setur-BA, Paulo Sobrinho, presente na celebração.
“A Setur-BA é uma parceira fundamental na nossa luta pela valorização das tradições, com iniciativas que estão estimulando o turismo religioso de matriz africana, ouvindo as lideranças dos terreiros. A secretaria também tem apoiado eventos do segmento, como acontece aqui na Ufba”, completou o presidente do Instituto Reparação, Ailton Ferreira.
Fonte: Ascom/Setur-BA
Mín. 17° Máx. 19°
Mín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas