Sábado, 29 de Junho de 2024
075 992680030
Esportes Bahia

Nadador baiano Guilherme Caribé confirma participação nos Jogos Olímpicos de Paris

Atualmente, Caribé mora nos Estados Unidos, onde aprimora seus treinamentos preparatórios para as Olimpíadas. O post Nadador baiano Guilherme Carib...

10/05/2024 16h11
99
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Foto: Marcus Carneiro/Sudesb
Foto: Marcus Carneiro/Sudesb

O nadador baiano Guilherme Caribé confirmou sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao vencer os 100 m livre, prova disputada nesta quinta-feira (9), na piscina da Comissão de Desportos da Aeronáutica, no Rio de Janeiro. A Seletiva Olímpica segue até sábado (11), para definir os demais representantes brasileiros, com a chance de ter mais um baiano entre os classificados.

Aos 21 anos, Caribé já era o favorito da prova. Na classificatória, ele já havia feito o índice de 47.95. Na final, quando a marca seria válida para a Seletiva, ele cravou 48.16, atingindo a marca necessária, o título do Troféu Brasil e a vaga para sua primeira participação olímpica.

Foto: Marcus Carneiro/Sudesb
Foto: Marcus Carneiro/Sudesb

 “Estou muito feliz. Um sonho realizado e a certeza de que todo o trabalho deu certo. Então, o foco agora é Paris. Da Bahia, vou levar muito axé e acarajé”, disse, Caribé, logo após a conquista.

Ao longo da sua carreira, Guilherme Caribé recebeu apoios do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), como o Bolsa Esporte, o FazAtleta e passagens em participações de eventos nacionais e internacionais. Atualmente, Caribé mora nos Estados Unidos, onde aprimora seus treinamentos preparatórios para as Olimpíadas.

Foto: Marcus Carneiro/Sudesb
Foto: Marcus Carneiro/Sudesb

Emoção

Presentes na prova, os pais de Guilherme Caribé estavam muitos emocionados. Ainda antes de ele cair na piscina, o pai, Mateus Rodrigues, falou do sentimento que estava vivendo. “Para nós, é a realização de um sonho também. Um trabalho que a gente vem acompanhando desde pequeno. Um orgulho e uma emoção muito grande”, descreveu.

Já a mãe Marja Caribé estava ansiosa. “Tremendo muito, ansiosa e nervosa. A gente pensa em toda a trajetória que ele teve ,e agora ver esse sonho sendo realizado… a gente não tem palavras para descrever”, disse.

Foto: Marcus Carneiro/Sudesb
Foto: Marcus Carneiro/Sudesb

Feminino

A Bahia também teve Celine Bispo disputando os 100m livre. No entanto, ela não conseguiu atingir o índice desta prova. Patrocinada pelo Governo do Estado, por meio do FazAtleta, Celine ainda busca o sonho olímpico na prova dos 50m livre, que acontece no sábado (11).

“Sigo muito confiante que vai dar certo. Conto com a energia de vocês para que eu conquiste essa vaga olímpica”, disse, convidando os baianos para acompanhar a disputa. A competição está sendo transmitida pelo canal SporTV e no youtube, canal oficial da CBDA, a partir das 18h.

A Seletiva Olímpica de Natação é organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, com apoio do Comitê Olímpico do Brasil, da Comissão de Desportos da Aeronáutica e do Comitê Brasileiro de Clubes.

Fonte: Ascom/Sudesb

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 22h06
22°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 27°

22° Sensação
2.57 km/h Vento
64% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/06)

Mín. 12° Máx. 16°

Chuvas esparsas
Amanhã (01/07)

Mín. 12° Máx. 16°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias