Nos dias 16 e 17 (quarta e quinta-feira), ocorrerá no município de Queimadas o I Seminário de Barragens do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru (CBHI). Com o tema “A bacia do Itapicuru e suas barragens de abastecimento e rejeitos: onde estão, quem cuida e quais os projetos e problemas?”, o evento reunirá especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir os desafios e as perspectivas das barragens na região.
Durante o seminário, serão realizadas diversas atividades, como palestras, debates e mesas-redondas, que abordaram temas como a situação atual das barragens na bacia do Itapicuru, os cuidados necessários com as barragens, os projetos em andamento, os desafios futuros, os impactos ambientais e sociais das barragens, e o papel da sociedade civil na fiscalização e monitoramento das barragens.
A Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru, situada no nordeste da Bahia, ocupa uma área de 38.664 km², equivalente a 6,6% do território do estado. A economia da região é dominada pela agricultura de subsistência, pecuária tradicional e mineração. Com uma população de 1,3 milhões de habitantes e um clima semiárido predominante, a bacia é um ponto central na Região de Planejamento e Gestão das Águas (RPGA).
Os comitês de bacias, incluindo o CBHI, são órgãos colegiados com funções consultivas, normativas e deliberativas. Seus membros são responsáveis por discutir e decidir sobre a gestão dos recursos hídricos, abordar problemas socioambientais, resolver conflitos de interesse relacionados aos múltiplos usos da água e desenvolver estratégias para a implementação de políticas públicas que melhorem a quantidade e a qualidade da água.
Fonte: Ascom/Inema
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 32°
ChuvaMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas