Sábado, 15 de Junho de 2024
075 992680030
Geral Feira de Santana-BA

Pré-natal do parceiro é abordado em formação de saúde do homem

Masculinidades, paternidades e pré-natal do parceiro foi o tema da formação sobre saúde do homem para profissionais que atuam nas unidades da rede ...

17/05/2024 16h58
27
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Feira de Santana - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Feira de Santana - BA

Masculinidades, paternidades e pré-natal do parceiro foi o tema da formação sobre saúde do homem para profissionais que atuam nas unidades da rede municipal de Feira de Santana. O evento foi promovido nesta quinta (16) e sexta-feira (17), no auditório da Unex.

A enfermeira referência técnica em saúde do homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Gleika Borges, destaca que o momento busca sensibilizar aqueles que lidam de forma direta com esse paciente a fim de trabalhar o acolhimento do público masculino, tendo a escuta como uma das principais ferramentas.

“Um dos principais pontos debatidos é sobre incentivar o pré-natal do parceiro. Quando a mulher começa a gestação e o acompanhamento de saúde na unidade, a gente orienta que o parceiro faça também o acompanhamento. Dessa maneira conseguimos efetuar testes para detecção de sífilis, hepatite e HIV, atualização do cartão vacinal, além de instruir sobre o parto para que ele esteja envolvido no processo”, explicou.

A palestrante e representante da Organização Não Governamental (ONG) Promundo, Clarice Costa, frisa que muitas vezes a masculinidade é colocada dentro de uma caixa que diz como ser, como se portar e afasta o homem dessa questão referente ao cuidado. Ela destaca que o trabalho de formação é feito em parceria com o Ministério da Saúde por meio de um acordo de cooperação técnica.

“O pré-natal do parceiro é uma oportunidade para que esse homem chegue à unidade de saúde de uma forma preventiva com relação a sua própria saúde. Precisamos fortalecê-lo porque além de estar cuidando desse homem, a gente está cuidando da infância. O homem como cuidador central junto com a sua parceira serão múltiplos defensores dos direitos da criança”, pontua.



Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 06h06
17°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 27°

17° Sensação
1.03 km/h Vento
77% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)

Mín. 17° Máx. 28°

Tempo limpo
Amanhã (17/06)

Mín. 17° Máx. 27°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias