Sexta, 19 de Julho de 2024
075 992680030
Geral Feira de Santana-BA

Índides colocam Feira em destaque nacional na proteção da infância e adolescência

Feira de Santana se consolida como referência nacional na garantia dos direitos da criança e do adolescente. Dados da Secretaria Municipal de Desen...

13/06/2024 11h21
39
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA
Foto: Divulgação - SEDESO
Foto: Divulgação - SEDESO

Feira de Santana se consolida como referência nacional na garantia dos direitos da criança e do adolescente. Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO) revelam que, no período de janeiro a maio de 2024, o município apresentou um dos menores índices de violações e abusos contra crianças e adolescentes, em comparação a outras cidades de mesmo porte no país.  

Nos primeiros cinco meses de 2024, foram registrados 13 casos de abandono de incapaz, 1 desaparecimento, 3 ameaças de morte e nenhuma tentativa de suicídio ou mutilação.

Em relação à evasão escolar, o número também é positivo: apenas 17 crianças em uma rede de 60 mil alunos matriculados no ensino público.

Atuação da equipe de plantão social 

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, atribui esses resultados à atuação incansável da Equipe de Plantão Social, que monitora todo o município através de busca ativa ou por solicitação de cidadãos. "É um trabalho realizado por uma equipe empenhada e dedicada e que resulta nestes números satisfatórios. O que na prática vai além da estatística, que é a atenção, assistência e acolhimento a quem mais precisa", frisa. 

A redução também se reflete nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), com 30 ocorrências de entrada no período, e na Escuta Especializada, com 3 casos, uma média de um por mês. Em comparação com o mesmo período de 2023, houve uma queda de 53 atendimentos.

Trabalho em rede garante resultados positivos

Os Conselhos Tutelares acompanham 41 pessoas. O sucesso das ações, segundo Denilton Brito, é resultado do trabalho em rede com a participação ativa da Prefeitura, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude e Delegacia de Polícia Especializada.

"Os baixos índices de violações e abusos contra crianças colocam Feira de Santana em destaque a nível nacional, quando comparada com cidades acima de 500 mil habitantes. Esses resultados demonstram o compromisso da Prefeitura de Feira de Santana com a proteção da infância e adolescência, garantindo o pleno desenvolvimento das crianças e jovens do município", conclui Denilton.



Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 02h05
14°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 22°

14° Sensação
2.57 km/h Vento
85% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/07)

Mín. 13° Máx. 22°

Tempo limpo
Amanhã (21/07)

Mín. 12° Máx. 23°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias