Sexta, 19 de Julho de 2024
075 992680030
Geral Serviço

Programa “Sou Reciclador” da Limpec faz parte das ações do Camaforró 2024

O Camaforró, que este ano tem como tema “Esquenta São João”, traz não apenas o resgate da cultura nordestina, através da valorização da música, dos...

15/06/2024 08h26
35
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA

O Camaforró, que este ano tem como tema “Esquenta São João”, traz não apenas o resgate da cultura nordestina, através da valorização da música, dos costumes e das manifestações tradicionais, mas também um forte compromisso com a sustentabilidade e inclusão social. Desta forma, a Prefeitura de Camaçari, através da Empresa de Limpeza Pública (Limpec), promove, pelo segundo ano consecutivo, o Programa “Sou Reciclador”, que visa integrar e apoiar os catadores de materiais recicláveis do município, bem como contribuir para a economia circular local.

Nesta edição, a iniciativa cadastrou e habilitou 150 recicladores residentes, que receberam o “Kit Catador”, contendo crachá de identificação, camisa padronizada, e sacos para armazenamento do material coletado. Para garantir segurança e eficiência no trabalho, durante a coleta dos resíduos, ao longo dos três dias da festa, o material inclui ainda equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas, botas, e capa de chuva. Expandindo os benefícios, este ano a Limpec está oferecendo além do lanche, jantar para os catadores. E, ciente da questão da pobreza menstrual, para as mulheres a empresa está ofertando, ainda, produtos de higiene íntima.

Para dar suporte aos profissionais, a equipe da Limpec montou um estande no Espaço Camaçari 2000, situado na Avenida Jorge Amado, local da festa, onde são oferecidas refeições e água, bem como espaço para descansar. Além de tudo isso, foi feita uma parceria com a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (COOPMARC), no sentido de comprar os resíduos coletados, permitindo que os catadores já saiam da festa com o lucro do trabalho realizado.

Na quinta-feira (13/6), primeira noite do Camaforró 2024, o diretor-presidente da Limpec, Áldene Motta, falou sobre o sucesso e a ampliação do programa. “Este ano fomos surpreendidos com uma procura maior por parte dos recicladores. Isso demonstra a confiança dos catadores nesta política pública voltada para eles. A experiência do ano passado e o boca-a-boca contribuíram para o aumento da participação e das, consequentes, expansões de benefícios do programa. Queremos garantir que o Camaforró traga frutos positivos para todos os envolvidos”, pontuou. De acordo com a Limpec, no segundo dia do evento, os cadastros para novos recicladores serão reabertos.

O catador Helmo Xavier participa do programa pela primeira vez. Ele, que foi um dos primeiros a se cadastrar nesta edição, para ajudar sua mãe, Renaldina Xavier, que também é recicladora, falou que o “Sou Reciclador” é maravilhoso. “Reciclar é um trabalho digno, que traz muitas recompensas. Essa iniciativa da prefeitura nos ajuda muito”, pontuou.

Dona Renaldina, por sua vez, estava entusiasmada com a oportunidade. “Esta é a segunda vez que participo do programa. Os kits são de qualidade e a refeição é muito importante para nós. Este ano, trouxe meu filho Helmo, e vamos trabalhar juntos, um ajudando e cuidando do outro”.

Reciclador há sete meses, Moisés dos Santos, também elogiou a iniciativa. “Agradeço à prefeitura por esse programa. Antes, não tínhamos nenhum apoio. É bom saber que nossa atividade é valorizada, e temos material adequado para o trabalho. Comecei cedo, já recolhendo latas e embalagens de plástico PET. Desejo que esses três dias sejam bastante proveitosos”.

O Camaforró é realizado por meio da Secretaria de Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos. A festa, que teve início quinta (13), segue nesta sexta e sábado (14 e 15), marca a abertura do São João da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Helmo Xavier e Renaldina Xavier à direita
Helmo Xavier e Renaldina Xavier à direita
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Áldene Motta
Áldene Motta
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Moisés dos Santos
Moisés dos Santos
Foto: Arquivo
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 05h05
12°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 22°

12° Sensação
2.57 km/h Vento
89% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/07)

Mín. 13° Máx. 22°

Tempo limpo
Amanhã (21/07)

Mín. 12° Máx. 23°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias