Sexta, 19 de Julho de 2024
075 992680030
Geral Feira de Santana-BA

Colbert Filho participa das homenagens pelos 56 anos do 35° BI

O 35º Batalhão de Infantaria (35° BI) comemorou 56 anos de existência com uma semana de atividades alusivas à data. O prefeito Colbert Martins Filh...

07/07/2024 12h07
30
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA
O 35º Batalhão de Infantaria (35° BI) comemorou 56 anos de existência com uma semana de atividades alusivas à data. O prefeito Colbert Martins Filho esteve presente na solenidade de homenagens ocorrida nesta sexta-feira (5) marcada por formatura e entrega de diplomas a amigos e apoiadores da instituição.


Na solenidade o gestor municipal destacou a importância da formação de soldados pelo 35° Batalhão de Infantaria Luiz Barbalho Bezerra, influenciando positivamente a cidade ao preparar e formar cidadãos, ensinar disciplina e habilidades técnicas para os jovens que lá ingressam.


"A grande atuação desse batalhão é na formação de pessoas, na formação de cidadãos, preparando a pessoa militarmente, mas também ajudando muita gente ter disciplina, além da preparação para atividades práticas na vida, atividades técnicas", observou. 


Colbert Filho destacou ainda a atuação da instituição em ações ambientais, sociais e educacionais, colaborando com a Prefeitura em situações como a pandemia e enchentes. 


"O 35° BI realiza ações sociais muito importantes, ações de preparação de pessoas, trabalhando com alunos da rede municipal e da rede estadual com visitas frequentes, participações, treinamentos e atividades esportivas. E fora isso, ações permanentes. Durante todo o nosso período da Covid, o Exército participou diretamente conosco, como agora nas ações da dengue. Naquele período das enchentes no começo do ano, o 35° BI esteve presente nos ajudando", pontua. 


Atualmente, o Sentinela do Sertão é comandado pelo tenente-coronel, Cristiano Garcia Guedes, que em suas palavras, destacou a participação do 35° BI em operações nacionais e internacionais, como no Haiti, além da vocação do batalhão para atuação no ambiente de caatinga, realizando estágios de adaptação e combate nesse bioma. 


"O 35° BI participou de inúmeras operações, como a operação no Haiti, onde tivemos três contingentes lá apoiando aquele país durante todo o período que o Brasil e o exército estiveram a frente daquela operação de paz. Estivemos presentes em várias operações dentro do próprio país, como no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Outra coisa que é importante a gente lembrar, é a nossa vocação para o ambiente de Caatinga. Desde a nossa formação, em 1972, a gente fez o primeiro estágio voltado para isso. No ano passado fizemos o primeiro embrião do estágio de adaptação a caatinga, aqui no nosso batalhão", destaca. 


"É extremamente importante para a cidade ter um batalhão junto com ela. Então, a gente tem hoje um efetivo de cerca de 589 militares aqui. Além disso, esse batalhão está sempre em condições, sempre apto em apoiar e realizar qualquer tipo de operação, seja aqui na cidade ou nos 194 municípios que é de nossa responsabilidade. O nosso batalhão busca preparar os nossos soldados para a nossa missão constitucional, que é defesa da pátria, garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, e também promovendo e ajudando, principalmente, o desenvolvimento regional de Feira de Santana", complementa o tenente-coronel Cristiano Garcia Guedes. 


Durante as comemorações pelo 56° aniversário do 35° BI, o professor de educação física, João Paulo de Souza Reis, foi um dos que receberam o diploma "Amigo do Batalhão" - entregue com a finalidade de agraciar pessoas de diversos segmentos que apoiam a instituição militar desde a sua criação. 


João Paulo de Souza Reis se incorporou ao Exército em 2005 como soldado recruta. Fez carreira militar, tornando-se cabo e depois sargento. Formou-se em educação física, e passou a coordenar um projeto social na região do 35° BI, onde desenvolve um trabalho na área do atletismo com crianças em situação de vulnerabilidade social, buscando melhorar a qualidade de vida delas por meio do esporte. 


"Me sinto honrado por ter recebido o diploma de amigo do batalhão. Isso fortalece meu trabalho, e ratifica a importância da participação e atuação do 35° BI na sociedade feirense", agradece o agraciado. 




Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 02h05
14°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 22°

14° Sensação
2.57 km/h Vento
85% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/07)

Mín. 13° Máx. 22°

Tempo limpo
Amanhã (21/07)

Mín. 12° Máx. 23°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias