Sexta, 19 de Julho de 2024
075 992680030
Câmara dos Deputados Câmara dos Dep...

Comissão da Câmara discute dragagem de rios gaúchos

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha os danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul promove mais uma audiência na quart...

09/07/2024 13h12
40
Por: Redação Fonte: Agência Câmara

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha os danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul promove mais uma audiência na quarta-feira (10). Desta vez sobre o desassoreamento e dragagem dos rios do estado do Rio Grande do Sul.

O debate atende a pedido do coordenador do colegiado, deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), e será realizado a partir das 9h30, no plenário 8.

Desassoreamento é o processo de remoção de sedimentos acumulados no leito de rios, lagos ou canais. Já dragagem é um tipo específico de desassoreamento, focado na remoção mecânica desses sedimentos utilizando equipamentos como dragas. Ambos os processos buscam restaurar a profundidade original do corpo d'água.

A falta de dragagem no rio Guaíba e em rios que desembocam nele é apontada como uma das causas das recentes cheias no Rio Grande do Sul.

“É essencial discutir e implementar técnicas eficazes de desassoreamento e dragagem dos rios, pois o acúmulo de sedimentos nos leitos dos rios diminui a capacidade de escoamento das águas, aumentando o risco de transbordamentos e enchentes”, explica Van Hattem.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 05h05
12°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 22°

12° Sensação
2.57 km/h Vento
89% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/07)

Mín. 13° Máx. 22°

Tempo limpo
Amanhã (21/07)

Mín. 12° Máx. 23°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias