Sábado, 14 de Setembro de 2024
075 992680030
Geral Feira de Santana-BA

Arquivo Público Municipal, o relicário da história da Princesa

Funcionando desde dezembro de 1987 no prédio da extinta Escola João Florêncio, na Avenida Senhor dos Passos, em frente ao templo dedicado a esse sa...

30/08/2024 09h20
74
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA

Funcionando desde dezembro de 1987 no prédio da extinta Escola João Florêncio, na Avenida Senhor dos Passos, em frente ao templo dedicado a esse santo da Igreja Católica, o Arquivo Público Municipal é um verdadeiro relicário oficial da história do município, ali depositado e zelosamente guardado, salvaguardando para historiadores, pesquisadores, professores e estudantes, além de visitantes, informações precisas e exatas.

Temos aqui milhares de documentos, considerados importantes e extremamente importantes” garante a professora Gleide Maria Bastos Silva Figuerêdo, chefe da Divisão de Acervo Documental destacando que o órgão municipal funciona de segunda-feira a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, com boa visitação pública. Observa que quando se trata de escolas o agendamento é feito com a indicação do assunto a ser tratado e sendo um grupo de no máximo 15 pessoas, para que haja perfeita recepção e comodidade compatível com o espaço físico disponível.

No local, além de pesquisas são realizadas palestras e aulas com assuntos pertinentes ao município. Ressalta Gleide Figuerêdo quehá mais de oito mil caixas contendo importantes documentos, inclusive aqueles assinados pelo intendente (prefeito na época) Agostinho Fróes da Mota e o coronel José Paulino de Carvalho, autorizando a construção do prédio inaugurado em 1917, como escola João Florêncio Gomes,que era um estabelecimento para estudantes do sexo masculino.

Com a desativação dessa unidade de ensino, o prédio sediou a Delegacia Escolar e a Coordenadoria Regional de Educação. Em 30 de agosto de 1987, mediante o decreto 1077/1987 do prefeito José Falcão da Silva, começou o funcionamento do APM. Tratando-se de assuntos administrativos, o acervo conta com vasto material sobre a vida funcional de antigos e atuais servidores municipais. São cerca de onze mil fichas curriculares com fotos 3x4, constituindo-se em um material indispensável ao setor de recursos humanos.

No salão destinado a recepção de visitantes, reuniões e palestras, há uma galeria fotográfica registrando destacadas personalidades feirenses como: Maria Quitéria, Agostinho Fróes da Mota, Georgina de Melo Erisman, Arnold Silva, Dival da Silva Pitombo, Bernardino Bahia e João Marinho Falcão.

Na biblioteca são mais de mil exemplares de livros antigos, alguns raros, muitos relacionados à história de Feira de Santana. A professora Gleide Figuerêdo, ressalta o apoio de pessoas da comunidade, como o historiador e pesquisador Carlos Alberto Mello que“tem sido muito importante para o Arquivo, sempre colaborando com a doação de livros e fazendo palestras e aulas aqui”.

Destaca também a obra de Wilana Brito de Oliveira, o “Catálogo de Todas as Plantas” que a autora realizou durante um ano, quando estudante universitária. Wilana elaborou um trabalho minucioso e raro, sobre todos os prédios existentes em Feira de Santana, tanto públicos como privados, edificados a partir de 1916 até 2002. Cada trabalho registra a planta com a fachada do imóvel.

Trata-se de um trabalho incomum, concluído e apresentado com a elaboração de cinco volumes com cinco mil folhas cada, o que representa um total de 25 mil folhas. Uma contribuição inestimável da autora, formada em História. Muitos não têm uma ideia exata em relação ao Arquivo Público e até pensam que é uma espécie de depósito de papéis velhos, o que não corresponde à verdade.“Os que pensam assim não sabem o tesouro informativo que o Arquivo guarda e o que isso representa”, observa a Professora Gleide Figuerêdo.

Revela também que há uma boa visitação. No ano passado, mesmo ainda sob o efeito do Covid-19, que afastou muito as pessoas de locais como bibliotecas, museus e similares, o Arquivo Público Municipal de Feira de Santana recebeu mais de 1.200 visitantes. Conclui ressaltando o importante trabalho de Fábio de Jesus Marques, que “está aqui sempre nos apoiando” e lembra que para visita individual ao órgão é só o interessado se dirigir ao local e procurá-la, mas para visitas coletivas (grupos e pessoas) é necessário agendar.

Por: Zadir Marques Porto



Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 20h06
23°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 34°

23° Sensação
5.14 km/h Vento
59% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/09)

Mín. 18° Máx. 23°

Chuvas esparsas
Amanhã (16/09)

Mín. 15° Máx. 19°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias