Equinos e bovinos são grandes estrelas na 45ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira). Por traz da beleza e da qualidade destes animais há a dedicação dos tratadores em garantir o bem-estar e o zelo de bois, cavalos e pôneis.
O manejo começa logo cedo e se estende durante todo o dia. Inclui a limpeza de baias e cochos, oferta de ração e feno, exercícios (caminhada) e o banho. A higienização do animal, diga-se de passagem, requer cuidados especiais, como uso de shampoo adequado para manter a pelagem alinhada, brilhosa e macia, além de escovação e cuidados com o casco.
No pavilhão dos banhos de animais, estrutura garantida pela Prefeitura de Feira no Parque de Exposição João Martins da Silva, os tratadores se revezam com os animais.
Roberto Almeida é tratador do município de Santo Amaro. Sob seus cuidados estão três cavalos da raça Mangalarga Marchador, que nesta edição da feira agropecuária também competem nas provas de julgamento.
"Antes de ir à pista, preparamos os animais para participarem do julgamento. Eles têm que estar bem apresentáveis para serem submetidos às provas. Para isso há todo um cuidado especial: uso sabão de coco, shampoo específico para cavalos, repelente para evitar mordidas de insetos, além de mantê-los bem alimentados", diz o tratador.
Dividindo o cuidado de 22 animais da raça Nelore com mais dois tratadores, Jaime Lima observa que os animais têm que ter com a aparência sempre bonita e cuidada para estarem nas baias e serem apreciados pelo público da exposição. “Os animais são as estrelas da Expofeira”.
Mín. 18° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo limpo