Sexta, 20 de Setembro de 2024
075 992680030
Geral Feira de Santana-BA

FEIRA 191 ANOS: A Igreja Católica na vida de Feira de Santana

A Igreja Católica sempre teve uma participação decisiva na vida do povo brasileiro, a partir do denodado trabalho dos primeiros religiosos oriundos...

17/09/2024 09h11
17
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA

A Igreja Católica sempre teve uma participação decisiva na vida do povo brasileiro, a partir do denodado trabalho dos primeiros religiosos oriundos da Europa na missão catequizadora. Tratando-se de Feira de Santana, o catolicismo floresceu a partir de 1732, com a construção de uma capela destinada a Santana e a São Domingos no povoado de São José das Itapororocas, o atual distrito de Maria Quitéria.

Em 1832, o arraial de Santana, desmembrado de Cachoeira, tornou-se Vila de Santana dos Olhos D'Água da Feira, verificando-se em 18 de setembro de 1833 a instalação do governo municipal, concretizando a emancipação obtida. A solenidade de instalação do governo municipal foi realizada na capela de Santana. Em 1846, a sede paroquial, que era em São José das Itapororocas, foi transferida de forma definitiva para a Igreja Matriz de Santana.

A partir de 1900, vários acontecimentos importantes marcaram o calendário do povo católico feirense. Em 1914, houve a Festa das Torres, alusiva à inauguração das torres da Matriz. Um ano depois, outro evento festivo celebrou a inauguração do altar-mor, cuja construção deveu-se ao arquiteto Kalman Linhart. Em 1916, foi construído o coreto e, em 1932, o Altar do Coração de Jesus. Em 1962, foi criada pelo Papa João XXIII a Diocese de Feira de Santana, tendo como primeiro bispo Dom Jackson Berenguer Prado.

A Igreja Matriz foi elevada à Catedral e a Diocese dividida em quatro paróquias, número posteriormente ampliado. Dom Silvério Albuquerque foi o segundo Bispo, a partir de 1973. Em 1995, assumiu o terceiro Bispo, Dom Itamar Vian. Em 16 de janeiro de 2002, a Diocese foi elevada à Arquidiocese, tornando-se o gaúcho de Roca Sales, Dom Itamar, o primeiro arcebispo de Feira de Santana e hoje arcebispo emérito. Dom Zanoni Demettino Castro é o atual arcebispo da Princesa do Sertão.

Esta reportagem faz parte da série de matérias especiais elaboradas pela Secretaria de Comunicação Social, destacando personalidades feirenses, monumentos, órgãos e empresas que fazem parte da história do município. A iniciativa comemora o aniversário de 191 anos de emancipação político-administrativa de Feira de Santana, celebrado em 18 de setembro.

Por: Zadir Marques Porto



Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Feira de Santana-BA FEIRA 191 ANOS: Jogos Abertos do Interior - nada igual a 60 anos depois Transmitida nos noticiários das emissoras de televisão, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos da França fizeram evocar os Jogos Abertos do Interior (JA...
MP - BA Operação Falta Grave: MPBA, Seap e Ficco cumprem mandados de prisão em Salvador Servidores públicos investigados pelo MPBA por corrupção e crime organizado são alvos das açõesO Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio do Gr...
Feira de Santana-BA Fundação Hospitalar recebeu mais de R$ 23 milhões de investimento nos últimos quatro anos Com grandes avanços em toda a estrutura, a Fundação Hospitalar soma o total de R$ 23 milhões de investimento ao longo dos últimos quatro anos. A ap...
São Paulo, SP
Atualizado às 09h07
20°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 34°

20° Sensação
2.06 km/h Vento
79% Umidade do ar
39% (0.49mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)

Mín. 19° Máx. 25°

Chuvas esparsas
Amanhã (22/09)

Mín. 19° Máx. 32°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias