Quinta, 28 de Março de 2024
075 992680030
Senado Federal Senado Federal

Publicação do Congresso oferece glossário sobre termos orçamentários

O Glossário de Termos Orçamentários, publicado em conjunto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, traz conceitos e padroniza termos e expressões ...

26/02/2021 19h21
106
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Publicação do Congresso oferece glossário sobre termos orçamentários

Glossário de Termos Orçamentários, publicado em conjunto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, traz conceitos e padroniza termos e expressões relacionados à tramitação de matérias sobre orçamento público. 

A publicação ensina, por exemplo, que Receita Orçamentária Primária se refere a “receitas que diminuem a Dívida Líquida do Setor Público e que não têm relação com a apropriação de juros aos estoques dessa mesma dívida".

O glossário também apresenta termos e siglas como Conorf (Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado) e CTN (Código Tributário Nacional).

Esse é o segundo trabalho do tipo desenvolvido em parceria entre Câmara e Senado. O primeiro deles, de 2019, foi o Glossário de Termos Legislativos, já na segunda edição e traduzido para inglês e espanhol. Além de ampliar o entendimento de processos e jargões internos do Congresso Nacional, esses livros contribuem para a convergência da linguagem usada nas duas Casas do Congresso. O glossário se destina tanto a especialistas quanto leigos que buscam informações sobre o Orçamento.

O livro será vendido pela Livraria do Senado nas versões digital, para e-book e impressa. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 14h08
20°
Chuva

Mín. 18° Máx. 21°

20° Sensação
3.09 km/h Vento
90% Umidade do ar
96% (4.85mm) Chance de chuva
Amanhã (29/03)

Mín. 17° Máx. 25°

Chuvas esparsas
Amanhã (30/03)

Mín. 18° Máx. 28°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias